Amazônia

Lembranças de viagem a Manaus: a gastronomia amazonense

Viagem e culinária estão sempre tão ligados, não é mesmo? Afinal de contas, a gente conhece um lugar também através da sua comida. E desta vez destaco aqui a gastronomia amazonense de nossas lembranças de viagem a Manaus.

comidas típicas amazonas

Em Manaus, que tem se destacado também como um polo de alta gastronomia, sabor é o que não falta! A influência indígena se destaca nos sabores, técnicas de preparo e receitas tradicionais ou releituras que caracterizam a culinária local.

A nossa viagem gastronômica pelos sabores amazonenses começou no Restaurante Amazônico – Peixaria Regional

Começamos com um caldinho de tambaqui para abrir o apetite e uma caipirinha de jambu, uma planta muito comum no norte do Brasil que possui propriedades anestésicas e faz até a língua adormecer.

Depois comemos costela de Tambaqui e Pirarucu com queijo coalho e banana. De sobremesa o abacaxi mais doce do Brasil (é beem diferente do abacaxi de São Paulo). Inclusive o cultivo de abacaxi de Novo Remanso, a 176 km de Manaus, é um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.

Em um outro momento da viagem fomos no Waku Sese Amazônia, uma rede de açaí. A escolha foi o açaí tradicional (que não é docinho como a gente está acostumado) com farinha de tapioca, que parece uma pipoquinha! Por cima pedimos um xarope de Guaraná.

açai amazonia

Também provamos uma das iguarias mais típicas da Amazônia, o Tacacá: servido na cuia com tucupi (um caldo extraído da mandioca brava), goma de tapioca cozida, jambu (uma planta muito comum no norte do Brasil) e camarão seco. Achamos uma delícia – mesmo no calor úmido da Amazônia tomando um caldo quente rs.

Tacacá amazonas

Leia também: Tacacá foi a comida mais pesquisada no Google em 2023

Já em nosso passeio de barco pelo Rio Negro, saiu até um churrasco de Pirarucu, que é o maior peixe amazônico e um dos maiores peixes do planeta.

Encerramos a viagem em grande estilo em um restaurante bem tradicional de Manaus, o Caixiri. Fica em um casarão colonial bem ao lado do Teatro Amazonas. Um programa imperdível para se fazer na cidade!

Há muito mais o que se fazer na Amazônia e esse foi apenas um pedacinho do tanto que vivenciamos e aprendemos!

Leia também:
Viagem para a Amazônia: o que fazer em Manaus com crianças Amazônia: passeio de barco pelo Rio Negro Amazônia com crianças: visita ao MUSA em Manaus

Deixe seu comentário!