Europa

Lembranças de viagem: as comidas típicas de Portugal

Se tinha algo que eu estava realmente ansiosa para fazer em Portugal era… COMER e beber muito vinho! E cumpri com louvor a minha missão, provando as comidas típicas de Portugal, sempre acompanhadas de um bom vinho!

comidas típicas portugal

Em Portugal se come muitos pratos à base de frutos do mar, bacalhau e também carnes. O que mais comi nessa viagem foi bacalhau à lagareiro, assado com azeites batatas ao murro, prato bem típico da culinária lusitana. Mas provamos muitos outros pratos que eu não conhecia!

Para quem está planejando uma viagem dessas, aqui vão algumas dicas de comidas típicas de Portugal e onde comer em Lisboa e no Porto, onde estivemos. Bônus: Cascais e Nazaré também entraram na lista!!

Comidas típicas de Portugal e onde comer em Lisboa

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau – É uma loja de pastel de bacalhau muito tradicional de Portugal e você vai ver muitas unidades por onde passar. Provei o pastel de bacalhau com queijo da Serra da Estrela + Vinho do Porto. Ah, bom saber: em Lisboa, “pastel” de bacalhau é o nosso “bolinho”.

Casa portuguesa do pastel de bacalhau

pastel de bacalhau

Na unidade da Rua Augusta ainda tem mesinhas na rua para você sentar e descansar enquanto aprecia seu bolinho de bacalhau e seu Vinho do Porto

Mercado da RibeiraTimeOut Market – antigo mercado revitalizado, com mais de 50 bancas para escolher e provar a culinária portuguesa de uma forma autêntica e moderna. Mas vá preparado: é cheio e precisa de paciência para conseguir sentar. 

 

Casa do Alentejo – a visita já é válida pela arquitetura e decoração, e a comida é simplesmente divina! Um dos melhores restaurantes que fomos nesta viagem! Ele fica em um prédio do século XIX e abriga um centro cultural que celebra a rica herança e cultura alentejana. O local possui um pátio interno deslumbrante, adornado com azulejos coloridos.

Como o nome já sugere, o restaurante é especializado na culinária do Alentejo, famosa região de Portugal e o menu é repleto de delícias, como a carne de porco à alentejana e o arroz de mariscos.

Vendo por fora a gente não dá nada para essa portinha… mas entrando…

salão casa do Alentejo

Solar dos Presuntos – badalado restaurante lisboeta, a cozinha que faz a fama é muito boa. Não é um restaurante barato! Chama a atenção a cozinha, que é aberta para os clientes assistirem ao preparo dos pratos. Destaque para o grande aquário de lagostas e o gigante caranguejo do Alasca. 

Solar dos Presuntos Lisboa

Antiga Confeitaria de Belém – ali é feita a receita secreta (antes conhecida apenas pelos monges) dos pastéis de Belém. Bom saber: Pastel de Belém só em Belém. Fora de Belém, são chamados pastéis de nata. Não se assuste com a fila lá fora para pegar um pastel de Belém ou salgado (take out). Não parece, mas a estrutura dentro da confeitaria é gigante, com muitas salas. Vale a pena entrar e sentar em uma mesinha para provar tudo com calma.

Pastéis de Belém

Cervejaria Ramiro – um lugar para provar mariscos de forma autêntica! Um bar/ restaurante bem descontraído, sem firulas. Foi lá também que provei um delicioso Porto Tônico, drink com Vinho do Porto Branco Seco, água tônica e limão. Prove!!

Cervejaria Ramiro aquário de mariscos

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa – não tem como não entrar na lúdica loja de sardinhas enlatadas… você também vai encontrar diversas unidades espalhadas por Portugal e cada uma tem uma decoração diferente, mas sempre muito viva e alegre. Lógico que levamos uma para casa! Mas não é barato.

sardinhas enlatadas

O que comer e onde comer no Porto

Papavinhos – restaurante no Porto, ao lado do nosso hotel, o Neya. Comida tradicional portuguesa, atendimento muito simpático e pratos generosos e bem servidos! Aquele restaurante com cara onde o dono pergunta se a comida está boa, que te serve uma sopa com os legumes da horta… 

Papavinhos Porto

A Francesinha – provamos essa iguaria típica do Porto no restaurante Brasão Aliados. É um tipo de sanduíche (que vale como uma refeição) que leva bife, salsicha, linguiça, queijo, pão, ovo e muito molho. Parece pesado, mas eu achei divino! Também comemos alheira, outra receita típica da culinária portuguesa.

A Francesinha Porto e Alheira

Chez Lapin – restaurante em uma localização privilegiada, em plena Ribeira do Porto, com uma decoração super intimista. Provei um polvo com batatas e adorei! Há a opção de sentar no calçadão de frente para o rio Douro. 

Fast food e guloseimas em Portugal

Simmm!! As crianças também saborearam os pratos da cozinha portuguesa (e gostaram muito!), mas também puderam escolher o momento deles:

McDonald’s Imperial do Porto – a loja da Praça da Liberdade é considerada o McDonald ‘s mais bonito do mundo!! Os sanduíches são praticamente os mesmos (talvez a única novidade que vi foi o “Maestro Cogumelos e Maionese Trufada“, além do nosso extinto McFish).

menu Mcdonalds mais bonito do mundo Porto Portugal-2

Burger King – o Cheesy Doritos era uma edição especial e foi a grande sensação das crianças, além do hambúrguer com ovo estrelado. Ah, também descobrimos que tem caldo verde e creme de legumes como acompanhamento

Olá – é como se chama a Kibon em Portugal. Lógico que as crianças piraram com os sorvetes de lá que não tem aqui no Brasil! 

Ola sorvetes Kibon Portugal

Bônus – Restaurante em Nazaré e Cascais

Restaurante Infusão, em Nazaré

Fica perto da Orla de Nazaré, no centro. O ambiente do restaurante Infusão é super agradável e a comida com frutos do mar é maravilhosa! Pedimos ceviche e sardinhas.

Restaurante Sr. Manuel Seafood Bar, em Cascais

Como estávamos vindo de Sintra e Estoril, o nosso horário de almoço atrasou bastante e pegamos muitos restaurantes fechados. Um dos poucos que estavam abertos às 16h  era o Sr. Manuel Seafood Bar e foi uma experiência muito boa! Ele fica localizado na Rua Amarela, no centro histórico de Cascais. É uma rua fechada para os carros, pintada de amarela (lógico) e onde estão concentrados muitos bares e restaurantes bem descolados. Lá não tem erro! O Senhor Manuel serve ostras, risotos, peixes e carne também.

Rua Amarela em Cascais

Rua Amarela em Cascais

Leia também:
ROTEIRO DE VIAGEM COM CRIANÇAS PARA LISBOA: CENTRO ANTIGO
HOTEL EM LISBOA: HF FÉNIX URBAN TEM ÓTIMA LOCALIZAÇÃO E QUARTO FAMÍLIA
COMO É VISITAR AS CAVES DE VINHO NO PORTO
VIAGEM PARA O PORTO: CONHEÇA O WOW, QUARTEIRÃO CULTURAL DO VINHO EM PORTUGAL
ONDE FICA O MCDONALDS MAIS BONITO DO MUNDO
DICA DE HOTEL NO PORTO COM CRIANÇAS: NEYA HOTEL
EXPLORANDO NAZARÉ: O PARAÍSO DO SURF EM PORTUGAL
TODOS OS POSTS SOBRE PORTUGAL

Deixe seu comentário!