Explorando Nazaré: o paraíso do surf em Portugal

Categoria: Europa

Visitar a praia de Nazaré em Portugal foi uma experiência deslumbrante! Localizada na costa oeste do país, Nazaré é um daqueles destinos que combina o charme de uma cidade à beira-mar com as maravilhas naturais do oceano Atlântico. 

mae e filha no miradouro do suberco

Em nossa viagem a Portugal, passamos por Nazaré indo de Lisboa a caminho do Porto. De Lisboa a Nazaré são 122km, cerca de 01h 20min de viagem.

Passamos apenas um dia, mas o suficiente para ter uma experiência inesquecível. 

As ondas de Nazaré

A cidade é famosa por suas ondas gigantes, mais especificamente na Praia do Norte. O fenômeno é resultado da convergência de correntes oceânicas profundas e a geografia submarina única.

As ondas gigantes de Nazaré podem atingir alturas impressionantes, frequentemente ultrapassando os 20 metros e, em algumas ocasiões, chegando a mais de 30 metros de altura. 

Surfistas destemidos de todo o mundo se reúnem aqui para desafiar essas ondas colossais, tornando Nazaré um dos destinos de surfe mais emblemáticos do planeta

A temporada das ondas gigantes vai de novembro a março. Estivemos em março, bem no finalzinho do inverno e não pegamos um dia de ondas gigantes, mas ainda assim a força do mar e a imponência da geografia impressionou. 

Antes de subirmos no píer e no farol da Praia do Norte, brincamos um pouquinho na praia. Mas atenção, não é uma praia de banho. Um casal próximo a nós estava se banhando na praia e os salva-vidas prontamente chamaram a atenção e os tiraram da água. A gente só molhou o pé e mesmo assim recebemos pito dos bombeiros!

Nazaré Challenge

Anualmente, é realizada a “WSL Nazaré Tow Surfing Challenge “, uma competição internacional de surfe de ondas grandes que reúne alguns dos surfistas mais corajosos do planeta para enfrentar as ondas de Nazaré. Em 2023 a temporada deve acontecer entre 01 de novembro e 31 de março. 

Forte de São Miguel Arcanjo

O Museu do Surfe e o Farol de Nazaré ficam no Forte de São Miguel Arcanjo, uma construção do século XVII, que servia como uma defesa estratégica da costa, protegendo a região contra ataques de piratas e outras ameaças marítimas.

A vista panorâmica da Praia de Nazaré e do oceano Atlântico é incrível e rende belíssimas fotos. 

Museu do Surfe

O museu  é uma homenagem à história do surfe em Nazaré, que se tornou uma referência global para os amantes das ondas gigantes. Uma exposição permanente apresenta algumas pranchas icônicas, fotos e vídeos que contam a história do esporte em Nazaré. O museu é pequeno, não é cansativo para as crianças: vale a pena entrar!! 

prancha de Maya Gabeira no museu do surfe
Prancha de Maya Gabeira
Pedro Scooby no Museu do Surfe

Onde comer em Nazaré

Perto da Orla de Nazaré, no centro, almoçamos no restaurante Infusão. O ambiente é super agradável e a comida maravilhosa! https://www.instagram.com/infusaorestaurante/

Compartilhe:

Deixe seu comentário!