A Ilha do Cedro está localizada em Paraty, no Rio de Janeiro, e é uma das ilhas mais bonitas da região, com águas cristalinas e bem calminhas. Leia aqui como visitar este paraíso e o que você vai encontrar por lá!
O município de Paraty está sempre figurando entre um dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros, tanto no inverno quanto no verão.
Além do centro histórico de Paraty, que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, fazer um passeio de barco pelas ilhas de Paraty é quase que um passeio obrigatório!
Como chegar à Ilha do Cedro em Paraty
Como contei no post anterior, estávamos hospedados em uma pousada na Praia de Tarituba, uma vila de pescadores em Paraty. Esta praia abriga a Associação de Barqueiros de Tarituba, bem próximo ao píer e isso nos facilitou muito!


Contratamos um táxi boat para fazer a travessia. Eles oferecem esse serviço para diversas ilhas, como Ilha do Pelado, Peladinho, Cedro e Toc Toc.
Pagamos R$ 60 por pessoa ida e volta até a Ilha do Cedro em um trajeto que não levou mais do que 10 minutos. Levamos até a nossa prancha de stand up. Depois que o táxi boat no deixou na ilha, nos comunicamos por WhatsApp para combinar o horário de retorno – por volta das 16h30.


Embora a travessia seja curta, a paisagem do trajeto é incrível, ainda mais se você pegar um dia de sol como nós pegamos! Passamos bem perto de outras ilhas e praias. Essa abaixo é a Ilha do Peladinho, que não conta com restaurantes…é só a praia.

Chegamos à Ilha do Cedro!
Eu fiquei simplesmente encantada com a Ilha do Cedro, em especial com a cor da água, tão verdinha e cristalina! Vimos tartarugas na água algumas vezes! O mar é super calminho, parecendo uma piscina.
Tem quiosque na Ilha do Cedro com toda a estrutura necessária: cadeiras, espreguiçadeiras, mesas, refeições, bebidas e banheiro. Ficamos no Bar da Dita e foi tudo excelente. Ótimo serviço, porções saborosas e banheiro limpo! Outra opção de quiosque na Ilha do Cedro é o Bar do Coqueiro.
Foi uma viagem maravilhosa, um passeio imperdível para quem está em Paraty! Você não vai se arrepender!
Tem uma pequena trilha de cerca de 5 minutos que leva à praia na parte de trás da ilha. Mas lá não há quiosques.
Às 16h30 nosso barqueiro já estava na Ilha do Cedro para nos levar de volta ao continente. A grande vantagem é que estávamos hospedados na mesma praia do local de desembarque, em Tarituba. Vooltamos cansados e molhados, mas chegamos na praia e fomos diretamente para a pousada tomar um banho quentinho, sem ter que pegar o carro.


Clique para ler a nossa experiência na Pousada Tarituba em Paraty
Além de táxi boat, você também pode fazer uma excursão de barco/ escuna por um dia inteiro visitando diversas ilhas de Paraty, sempre com paradas para banho nas praias pré-determinadas. Na Civitatis, plataforma de atividades no mundo inteiro em português, é possível agendar esse tipo de passeio com antecedência.
E você, já foi para Paraty? Tem alguma dica boa para compartilhar? Escreva nos comentários!
Compartilhe:
Leia também: Pousada Tarituba: hospadagem pé na areia em vila de pescadores em Paraty Como chegar em Paraty pela Estrada Real Cunha-Paraty O que fazer em Cunha: subimos a Pedra da Macela Pousada em Cunha: Aconchego da Bocaina é um verdadeiro refúgio