Além das flores: fizemos um tour em Holambra para crianças

Categoria: Interior de SP

Holambra é conhecida por ser a capital das flores! Mas dessa vez a nossa equipe foi conhecer um passeio além dos campos! Fizemos um tour em Holambra com atividades pensadas nas famílias que viajam com crianças! Imagine uma caça ao tesouro dentro de um museu? Ou uma manhã com muita arte pintando tamancos holandeses?

Esse roteiro foi organizado pela Oma Glas, agência de turismo localizada em Holambra que oferece diversas opções de passeios, hospedagens e ingressos na região.

No final deste post tem cupom de desconto para vocês!

A capital das flores e a cultura holandesa

Holambra possui 17 mil habitates e é responsável por 40% das flores de todo o Brasil! A cidade é uma colônia holandesa, foi fundada em 1948 com a chegada de 150 famílias holandesas.  Os primeiro imigrantes trouxeram gado da Holanda para produzir leite e abastecer o mercado regional. Mas, por conta da distância do porto de Santos e das doenças tropicais, a empreitada não deu certo.

Foi só em 1951 que novas famílias vindas da Holanda resolveram produzir flores e, para divulgar o comércio de flores, resolveram criar a Expoflora.

As referências holandesas estão por toda a parte, desde a culinária até a arquitetura. E o nosso tour em Holambra acaba sendo uma imersão na cultura holandesa e em toda a herança que Holambra recebeu deste país.

HOL(anda) + AM(érica) + BRA(sil)

Tour em Holambra com a Oma Glas

Nosso roteiro foi dividido em 3 passeios, na parte da manhã do sábado.

Atelier Ilda Barros

Fomos de van para o atelier da artista, que fica localizado dentro do sítio Santo Antônio, a apenas 10 minutos da sede da agência. Conhecemos os fornos onde são produzidos os tamancos holandeses, à venda nas lojas de artesanato da cidade. Também fomos convidados para soltar a criatividade e pintar os tamancos, que logo se transformam em souvenirs para levarmos para casa. O meu se transformou em um vasinho de flores!

 

 

Museu de Holambra

Em seguida visitamos o Museu de Holambra, que conta toda a jornada dos imigrantes holandeses na cidade. O museu conta com instalações muito interessantes e curiosas, como a réplica fiel de uma casa dos primeiros holandeses que chegaram aqui em 1948.

O diferencial deste passeio no tour é a Caça ao Tesouro organizada para as crianças. Eles recebem um caderno de atividades e e saem livremente pelo museu em busca de dicas escondidas que os ajudam a solucionar as charadas propostas. Enquanto isso, os pais visitam o museu com calma e atenção, já que os pequenos estão entretidos (ou os pais também podem entrar na brincadeira e ajudar as crianças a acharem o tesouro).

Visão geral do Museu de Holambra
Caça ao tesouro no Museu de Holambra
Réplica fiel de uma casa holambresa em 1948
A cozinha da casa holambresa

Walking Tour

Terminada a Caça ao Tesouro, retornamos à Oma Glas e pegamos o mapa do walking tour. É um passeio a pé auto guiado. Através do mapa, chegamos em alguns pontos turísticos da cidade e descobrimos alguns segredos e curiosidades de Holambra. E para tornar o passeio mais dinâmico, ganhamos um caça palavras que desvendamos a cada ponto marcado no mapa.

Entrada da Oma Glas Turismo
Deck do Amor na Praça Victória Régia: o coração da cidade
Muitas casas seguem a arquitetura holandesa, que inclusive ganham desconto no IPTU. A origem desses prédios coloridos é de Amsterdã.

Fim do passeio :/

Foi uma delícia conhecer um pouquinho mais de Holambra com a Oma Glas! É bem diferente mesmo você fazer um passeio por conta própria do que conhecer os lugares com um guia credenciado. A agência vai enriquecer o seu passeio com muita informação pertinente, além de oferecer o traslado e outras facilidades.

Sem contar com a dinâmica deste tour, voltado para famílias com crianças. Sem dúvida, os artifícios criados tornaram a experiência mais divertida para os pequenos, que aproveitaram cada minuto.

Os passeios oferecidos pela Oma Glas são inúmeros e agradam a todo tipo de turista: tour nas estufas de flores (não deixe de ir!!), Holambra de bike, experiência holandesa e até conhecer o Leilão de Flores e Plantas (estou louca para ir!!).

Serviço:

Oma Glas Turismo

omaglasturismo.com.br

@omaglasturismo

UTILIZE O CUPOM “MAESEMVIAGEM” E GANHE 10% DE DESCONTO NAS EXPERIÊNCIAS OFERECIDAS PELA OMA GLAS TURISMO! APLIQUE O CUPOM NO SITE omaglasturismo.com.br

 

Mais roteiros por Holambra

Essa não foi a nossa primeira vez em Holambra – para vocês verem como a cidade é cativante! Em outro post contei mais sobre os pontos turísticos que vistamos, além dos restaurantes e dicas de hospedagem em Holambra.

Também já visitamos a Expoflora, a maior feira de flores da América Latina, realizada sempre no início da primavera.

Onde se hospedar em Holambra

Desta vez ficamos em Jaguariúna, cidade localizada a apenas 20 minutos de Holambra, e também pertencente ao Circuito das Águas Paulista, junto com Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

O nosso hotel foi o Jaguary, um dos mais tradicionais da cidade, com excelente localização. Também possui piscina, área verde, parquinho, quadras de beach tennis e restaurante.

Hotel Jaguary Jaguariuna

Clique e confira a disponibilidade do Hotel Jaguary no Booking.com

Compartilhe:

Leia também:

Roteiro de 2 dias em Holambra

Visitamos o resort Villa di Mantova, em Águas de Lindóia

Conhecemos o Hotel Vale do Sol, em Serra Negra

 

Deixe seu comentário!