Se tinha algo que eu estava realmente ansiosa para fazer em Portugal era… COMER e beber muito vinho! E cumpri com louvor a minha missão, provando as comidas típicas de Portugal, sempre acompanhadas de um bom vinho!
Em Portugal se come muitos pratos à base de frutos do mar, bacalhau e também carnes. O que mais comi nessa viagem foi bacalhau à lagareiro, assado com azeites batatas ao murro, prato bem típico da culinária lusitana. Mas provamos muitos outros pratos que eu não conhecia!
Para quem está planejando uma viagem dessas, aqui vão algumas dicas de comidas típicas de Portugal e onde comer em Lisboa e no Porto, onde estivemos. Bônus: Cascais e Nazaré também entraram na lista!!
Comidas típicas de Portugal e onde comer em Lisboa
Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau – É uma loja de pastel de bacalhau muito tradicional de Portugal e você vai ver muitas unidades por onde passar. Provei o pastel de bacalhau com queijo da Serra da Estrela + Vinho do Porto. Ah, bom saber: em Lisboa, “pastel” de bacalhau é o nosso “bolinho”.

Mercado da Ribeira – TimeOut Market – antigo mercado revitalizado, com mais de 50 bancas para escolher e provar a culinária portuguesa de uma forma autêntica e moderna. Mas vá preparado: é cheio e precisa de paciência para conseguir sentar.
Casa do Alentejo – a visita já é válida pela arquitetura e decoração, e a comida é simplesmente divina! Um dos melhores restaurantes que fomos nesta viagem! Ele fica em um prédio do século XIX e abriga um centro cultural que celebra a rica herança e cultura alentejana. O local possui um pátio interno deslumbrante, adornado com azulejos coloridos.
Como o nome já sugere, o restaurante é especializado na culinária do Alentejo, famosa região de Portugal e o menu é repleto de delícias, como a carne de porco à alentejana e o arroz de mariscos.

Solar dos Presuntos – badalado restaurante lisboeta, a cozinha que faz a fama é muito boa. Não é um restaurante barato! Chama a atenção a cozinha, que é aberta para os clientes assistirem ao preparo dos pratos. Destaque para o grande aquário de lagostas e o gigante caranguejo do Alasca.
Antiga Confeitaria de Belém – ali é feita a receita secreta (antes conhecida apenas pelos monges) dos pastéis de Belém. Bom saber: Pastel de Belém só em Belém. Fora de Belém, são chamados pastéis de nata. Não se assuste com a fila lá fora para pegar um pastel de Belém ou salgado (take out). Não parece, mas a estrutura dentro da confeitaria é gigante, com muitas salas. Vale a pena entrar e sentar em uma mesinha para provar tudo com calma.
Cervejaria Ramiro – um lugar para provar mariscos de forma autêntica! Um bar/ restaurante bem descontraído, sem firulas. Foi lá também que provei um delicioso Porto Tônico, drink com Vinho do Porto Branco Seco, água tônica e limão. Prove!!
O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa – não tem como não entrar na lúdica loja de sardinhas enlatadas… você também vai encontrar diversas unidades espalhadas por Portugal e cada uma tem uma decoração diferente, mas sempre muito viva e alegre. Lógico que levamos uma para casa! Mas não é barato.
O que comer e onde comer no Porto
Papavinhos – restaurante no Porto, ao lado do nosso hotel, o Neya. Comida tradicional portuguesa, atendimento muito simpático e pratos generosos e bem servidos! Aquele restaurante com cara onde o dono pergunta se a comida está boa, que te serve uma sopa com os legumes da horta…
A Francesinha – provamos essa iguaria típica do Porto no restaurante Brasão Aliados. É um tipo de sanduíche (que vale como uma refeição) que leva bife, salsicha, linguiça, queijo, pão, ovo e muito molho. Parece pesado, mas eu achei divino! Também comemos alheira, outra receita típica da culinária portuguesa.
Chez Lapin – restaurante em uma localização privilegiada, em plena Ribeira do Porto, com uma decoração super intimista. Provei um polvo com batatas e adorei! Há a opção de sentar no calçadão de frente para o rio Douro.
Fast food e guloseimas em Portugal
Simmm!! As crianças também saborearam os pratos da cozinha portuguesa (e gostaram muito!), mas também puderam escolher o momento deles:
McDonald’s Imperial do Porto – a loja da Praça da Liberdade é considerada o McDonald ‘s mais bonito do mundo!! Os sanduíches são praticamente os mesmos (talvez a única novidade que vi foi o “Maestro Cogumelos e Maionese Trufada“, além do nosso extinto McFish).
Burger King – o Cheesy Doritos era uma edição especial e foi a grande sensação das crianças, além do hambúrguer com ovo estrelado. Ah, também descobrimos que tem caldo verde e creme de legumes como acompanhamento!
Olá – é como se chama a Kibon em Portugal. Lógico que as crianças piraram com os sorvetes de lá que não tem aqui no Brasil!
Bônus – Restaurante em Nazaré e Cascais
Restaurante Infusão, em Nazaré
Fica perto da Orla de Nazaré, no centro. O ambiente do restaurante Infusão é super agradável e a comida com frutos do mar é maravilhosa! Pedimos ceviche e sardinhas.
Restaurante Sr. Manuel Seafood Bar, em Cascais
Como estávamos vindo de Sintra e Estoril, o nosso horário de almoço atrasou bastante e pegamos muitos restaurantes fechados. Um dos poucos que estavam abertos às 16h era o Sr. Manuel Seafood Bar e foi uma experiência muito boa! Ele fica localizado na Rua Amarela, no centro histórico de Cascais. É uma rua fechada para os carros, pintada de amarela (lógico) e onde estão concentrados muitos bares e restaurantes bem descolados. Lá não tem erro! O Senhor Manuel serve ostras, risotos, peixes e carne também.
