Descubra a magia de Lisboa com crianças: um roteiro encantador para explorar o centro histórico da capital portuguesa em família.
Passamos 9 dias em Portugal, entre Lisboa, Nazaré, Fátima, Sintra, Cascais e Porto. Nesse post vou detalhar o roteiro de Lisboa com crianças pelo centro histórico.
Em Lisboa, ficamos hospedados no HF Fénix Urban, com localização super privilegiada: pertinho da Praça Marques de Pombal, a zona mais cosmopolita da cidade, e a apenas alguns minutos do famoso Parque Eduardo VII.
Leia o relato sobre nossa hospedagem no HF Fénix Urban
Nosso roteiro em Portugal foi dividido assim: 4 dias em Lisboa Ida ao Porto com parada em Nazaré e Fátima 2 dias no Porto Volta para Lisboa com parada em Sintra e Cascais 2 dias em Lisboa
Roteiro de viagem em Lisboa com crianças
Quando estamos viajando, sobretudo em destinos urbanos, damos preferência em visitar os pontos turísticos à pé. Lógico que vai depender da distância e também da idade das crianças. Além de ser sustentável, quando estamos caminhando, prestamos muito mais atenção ao nosso redor, fazemos parte da cidade em questão. Use e abuse do Google Maps e use roupas e tênis confortáveis!
Veja pelo mapa abaixo o roteiro que fizemos a pé em Lisboa com as crianças:
1º dia
Lugares:
Parque Eduardo VII
Avenida da Liberdade
Praça do Rossio
Elevador de Santa Justa
Rua Augusta
Arco da Augusta
Praça do Comércio
Time Out Market Lisboa
Almoço: Time Out Market Lisboa
Jantar: Casa do Alentejo
Comidinhas:
O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa
Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
Gelados Santini
Lojinhas pelo caminho:
Lembrancinhas na Rua do Carmo e Rua Augusta
Ale Hop (Rua do Carmo)
Loja de Futebol e itens de Cristiano Ronaldo na Força Portugal (Rua Augusta)
PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL e PARQUE EDUARDO VII
Em frente à Praça Marques de Pombal fica o famoso Parque Eduardo VII – ao lado do nosso hotel HF Fenix Urban.
O Marquês de Pombal foi uma importante figura histórica em Portugal e desempenhou um papel fundamental na reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755.
O Parque Eduardo VII foi inaugurado em 1945 e recebeu esse nome em homenagem ao Rei Eduardo VII do Reino Unido, que visitou a cidade no ano anterior. É lá onde fica o letreiro de Lisboa e de onde saem os ônibus de city tours.
Como é colado ao hotel que estávamos, foi o primeiro lugar de Lisboa que visitamos (enquanto esperávamos liberar o quarto). Achei bem gostoso o passeio e rendeu algumas fotos lindas!

CENTRO HISTÓRICO DE LISBOA
O centro antigo de Lisboa é dividido em vários pedacinhos e a dica é explorar a Baixa, Chiado e Bairro Alto. Para isso, siga a linha:
AVENIDA DA LIBERDADE
Do hotel percorremos a pé até a lindíssima Avenida da Liberdade (daí a importância do hotel em Lisboa ter uma boa localização), com suas luxuosas lojas e famosos cafés até a baixa lisboeta.
Detalhe: a Avenida da Liberdade não apenas lembra a Champs-Élysées de Paris, como foi inspirada nela! A avenida foi projetada no final do século XIX com o intuito de se tornar um símbolo de modernidade e sofisticação, seguindo o exemplo das grandes avenidas parisienses.

PRAÇA DO ROSSIO
A Praça do Rossio é um dos principais e mais antigos pontos da cidade, onde estão reunidos lojas, restaurantes e hotéis. Você verá a estátua de Dom Pedro IV (Dom Pedro I no Brasil). É aqui também onde fica a estação ferroviária do Rossio, de 1887, considerada uma das mais bonitas de Portugal e de onde saem os trens para Sintra, cuja viagem pode ser feita em um simples bate e volta.

Na Praça do Rossio também fica o Teatro Nacional Dona Maria II, de 1842, mas não visitamos.
Não deixe de entrar n’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa (COMUR), uma loja de… Sardinhas em conserva, lógico! A loja está disponível em vários endereços por Portugal. A decoração de cada uma delas é um espetáculo à parte! As latas de sardinha são vendidas como souvenir e você pode escolher pelo seu ano de nascimento ou tema.
É uma “lembrancinha” um pouco cara (em 2023 pagamos 7 euros a latinha de sardinha normal e 15 euros a sardinha sem pele e sem espinha). Mas te digo que foi muito bem aproveitada de lanchinho quando voltamos para o hotel.
Seguindo o caminho, tem o Elevador de Santa Justa, construído no início dos anos 1900 para facilitar o acesso da Baixa à Alta Lisboa. Aliás, foi o mesmo engenheiro do Elevador Lacerda, de Salvador – BA, quem o projetou.
Detalhe: nessa região até o Chiado aproveite para comprar as lembrancinhas de viagem, pois são muitas lojinhas e opções! Para quem gosta de presentinhos modernos, tem a Ale Hop, loja de produtos divertidos, papelaria fofa etc. Também paramos para tomar um sorvete na tradicional Gelados Santini, uma sorveteria artesanal com mais de 70 anos de história.


RUA AUGUSTA E PRAÇA DO COMÉRCIO
A Rua Augusta fica no coração do centro histórico de Portugal e importantíssimo para entrar no roteiro: é a rua mais famosa da cidade!
É na Rua Augusta onde a 1ª unidade da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau foi aberta – um ícone gastronômico no país. A loja fica em um edifício restaurado da Baixa Lisboeta. Não será dificil você cruzar por outras unidades da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. Peça o combo pastel de bacalhau com queijo da Serra da Estrela + Vinho do Porto.
Ah, bom saber: em Lisboa, “pastel” de bacalhau é o nosso “bolinho”.

Também foi na Rua Augusta onde descobrimos sem querer a loja Força Portugal – para quem é vidrado no jogador de futebol Cristiano Ronaldo, é um prato cheio! É o distribuidor oficial da FPF, FC Porto, SL Benfica, Sporting e CR7. Espere encontrar absolutamente tudo do Cristiano Ronaldo: de camiseta a cuecas!

Neste ponto você estará avistando o Arco da Rua Augusta, inaugurado em 1875 e erguido como uma homenagem à reconstrução da cidade e à renovação do comércio em Lisboa após o devastador terremoto de 1755 para simbolizar a força de Portugal. É possível subir ao mirante do arco.

Passando o arco, vem a Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço, e uma das praças mais emblemáticas de Lisboa, localizada às margens do rio Tejo.

A partir da Praça do Comércio, é possível avistar as muralhas e torres imponentes do Castelo de São Jorge no horizonte – passeio que também fizemos no 3o dia e um dos mais legais do roteiro!
Nós continuamos à pé, mas na Praça do Comércio você vai encontrar muitos tuk tuks, que são veículos de três rodas, que oferecem uma forma divertida e conveniente de explorar as ruas estreitas e íngremes de Lisboa.
Você pode fechar um pacote paradas estratégicas nos pontos turísticos ou simplesmente pagar para levá-los até algum ponto.
CAIS DO SODRÉ
Andamos pela Rua dos Bacalhoeiros em direção ao Cais do Sodré. Chegamos ao Mercado da Ribeira, que hoje ganhou a assinatura do famoso guia TimeOut e passou a se chamar TimeOut Market Lisboa.
Como você deve imaginar, é um prédio histórico, inaugurado em 1882. Sabe aquele lugar para ficar perdido de tanta opção para comer bem? É aqui!!
O TimeOut Market Lisboa reúne mais de 50 bancas com o melhor da gastronomia portuguesa. É um dos espaços mais típicos da cidade!
Mas vá preparado: é cheio e precisa de paciência para conseguir sentar.
Veja aqui um vídeo rápido do nosso rolê pelo TimeOut Market Lisboa. E isso porque estávamos na baixa temporada – viajamos em março!

Do TimeOut Market Lisboa pegamos um tuk tuk e fomos para o hotel descansar, pois já estávamos exaustos já (nosso vôo havia chegado de manhãzinha e ainda nem tínhamos entrado no quarto do nosso hotel).


NOITE EM LISBOA COM CRIANÇAS
À noite fomos jantar na Casa do Alentejo. Fizemos o caminho a pé novamente, por opção mesmo. Nos sentimos seguros nesse trajeto, mas poderíamos facilmente ter solicitado um Uber, que funciona muito bem em Lisboa.

A Casa do Alentejo é uma super dica e um dos melhores restaurantes que fomos nesta viagem! Ele fica em um prédio do século XIX e abriga um centro cultural que celebra a rica herança e cultura alentejana. O local possui um pátio interno deslumbrante, adornado com azulejos coloridos.
Como o nome já sugere, o restaurante é especializado na culinária do Alentejo, famosa região de Portugal e o menu é repleto de delícias, como a carne de porco à alentejana e o arroz de mariscos.




Foi um primeiro dia cheio de descobertas, lugares maravilhosos, experiências inesquecíveis, muita história para contar e a prova que Lisboa com crianças é uma viagem incrível de se fazer!
LEIA TAMBÉM:
DICA DE HOTEL NO PORTO: NEYA PORTO HOTEL
CONHEÇA O WOW, QUARTEIRÃO CULTURAL DO VINHO, EM PORTUGAL
COMO É VISITAR AS CAVES DE VINHO NO PORTO
ONDE FICA O MCDONALD’S MAIS BONITO DO MUNDO
TODOS OS POSTS SOBRE PORTUGAL
Organize sua viagem para Portugal: No Porto, nos hospedamos no Neya Porto Hotel Em Lisboa, nos hospedamos no HF Fénix Urban Alugamos carro para viajar de Lisboa para o Porto na rentcars.com Viajamos com a TAP, disponível na Passagens Promo Fizemos o seguro de viagem na Seguros Promo Você pode agendar passeios em Portugal pela Civitatis