Dia do Café: passeios e viagens pelo Brasil para os cafecolatras

Categoria: Planejar a viagem

Você também é um amante do café? Sabia que no dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café? 

O mercado cafeeiro está em evolução e tem conquistado cada vez mais coffee lovers, que agora frequentam cafeterias gourmet espalhadas por cidades do mundo inteiro. Há, inclusive, quem considere todo o universo do café como um hobby à parte.

Então selecionei alguns passeios e viagens para você que, como eu, ama um cafézinho!

Museu do Café – Santos

Bem no centro histórico de Santos fica o imponente prédio da Bolsa do Café, onde funciona o Museu do Café. O museu resgata toda a história da época dos pregões do café, quando a nossa economia era centrada no grão. Oferece exposições permanentes e temporárias, além de uma cafeteria especial.

Leia mais sobre o Museu do Café em Santos

Do Genoma à Xícara – Espírito Santo do Pinhal/ SP

A região, cravada na Serra da Mantiqueira, é conhecida por suas vinícolas, mas também é uma região cafeeira! O projeto Do Genoma à Xícara apresenta em seus passeios agendados toda a cadeia produtiva do café, desde a muda a torrefação. Já no centro de Espírito Santo do Pinhal tem o Palácio do Café, onde é possível fazer uma visita guiada.

www.dogenomaaxicara.com.br

Rota Especial do Café – Minas Gerais

Minas é considerado um dos maiores produtores de café do Brasil. O sul de Minas Gerais possui uma grande variedade de cafezais. No local é possível encontrar passeios como a  “Rota Especial do Café”, onde os visitantes passeam pelos cafezais, conhecem mais sobre a história da iguaria e ainda degustam a bebida. 

https://uniquecafes.com.br/rota-do-cafe/

@rotadocafeespecial

Vale do Café – Vale do Paraíba Sul Fluminense/ RJ

O Vale do Café, localizado no Vale do Paraíba Sul Fluminense, é onde o café foi a principal fonte de renda no século XIX. Naquela época, a região produzia 75% do café consumido no mundo, garantindo ao Brasil a liderança mundial na produção e exportação de café. Por lá é possível conhecer, antigas fazendas de café, grandes casas onde viviam os barões da época, rodas d’água, engenhos, entre outros. 

https://www.portalvaledocafe.com.br/

Rota do Café – Londrina/ PR

No Paraná a história com o fruto começou no início do século XX, com a chegada do Ciclo do Café. A principal atração no estado é a Rota do Café em Londrina, onde os turistas podem vivenciar antigos hábitos e costumes das famílias que viveram nos cafezais. Na região também é possível encontrar fazendas históricas e conhecer um pouco da história da cidade. 

https://www.rotadocafeparana.com.br/

Algumas curiosidades sobre o café:

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo!

Um bom café é o resultado da colheita de frutas maduras, portanto, ele já é naturalmente adocicado (o café da espécie arábica é mais doce e valorizado). 

O Brasil conta com mais de 300 mil produtores que cultivam o café. 

Somos o maior exportador mundial de café de qualidade!

Assim como o vinho, a produção do café é muoto influcenciada pela clima, fazendo com que a bebida seja diferente  a cada safra.

O café não é um produto originário do nosso país, tendo sido descoberto na África. Porém, o grão que dá origem à bebida tão saborosa foi um dos protagonistas da história do Brasil a partir do século XVIII e serviu como um importante recurso para o desenvolvimento socioeconômico do País.



Deixe seu comentário!