Viajar em excursões ou por conta própria: O que é mais vantajoso?

Categoria: Planejar a viagem
créditos: Pexels.com

Está pensando em viajar e não saber se vai por conta própria ou se faz uma excursão? Saiba que ambas as opções possuem as suas vantagens e desvantagens.

Continue lendo para saber quais são as circunstâncias de cada tipo de viagem e veja os preços de excursões e de viagens por conta própria antes de tomar a sua decisão.

Por que viajar em excursão?

Para os que preferem excursões, os argumentos a favor geralmente giram em torno da facilidade de ter pessoas em volta e que falam a mesma língua. Confira abaixo quatro principais razões para viajar em excursão.

Companhia

Para quem não gosta de ficar sozinho, não tem jeito… A excursão é o melhor modelo de viagem. Mesmo que em uma viagem solitária também haja a possibilidade de conhecer pessoas, o passeio em grupo faz com que as amizades surjam naturalmente e que você tenha companhia em todas as atividades.

Guia

Uma das características da excursão é a presença de um guia que dá explicações detalhadas sobre cada lugar visitado, aumentando o envolvimento com a cultura local.

Suporte

Em uma excursão, qualquer problema que o viajante venha a ter é resolvido pela empresa que montou o roteiro. Para quem não está acostumado a viajar ou não fala a língua local, as viagens em grupos serão mais tranquilas nesse sentido.

Segurança

Alguns locais são conhecidos pelos altos índices de violência, da mesma forma que alguns grupos sociais, como as mulheres, são mais vulneráveis. Nesses casos, viajar em grupo é indiscutivelmente mais seguro do que estar sozinho.

Por que viajar por conta própria?

Já quem prefere viajar na própria companhia tem como motivo principal a flexibilidade de não estar preso a um roteiro ou a outras pessoas. Confira abaixo razões para viajar por conta própria.

Liberdade

Estar em uma cultura completamente diferente traz uma sensação indescritível. Movidas por esses sentimentos, as pessoas acabam mudando planos e tomando decisões que não sabiam que teriam antes de chegar ao destino. Em uma excursão isso não seria possível, o que faz com que os viajantes se sintam presos ao grupo.

Autoconhecimento

Estar só faz com que o viajante aprenda o que ele gosta e o que não gosta, descobrindo novos lados sobre si mesmo. Por isso, viajar por conta própria é ótimo para quem está em um momento de grandes mudanças na vida e precisa refletir.

Mergulhar na língua

Quem está em uma viagem com pessoas que falam a mesma língua dificilmente vai ter uma oportunidade de se comunicar na língua local. Já em passeios solitários, o viajante precisa se virar em outra língua e acaba aprendendo bastante.

Silêncio

Ter companhia é bom, mas o tempo todo cansa. Até porque nas excursões vão famílias inteiras com crianças, fazendo com que os momentos de paz sejam raros. Considere isso ao escolher viajar só ou em grupo.

Excursões x viajar só: diferenças e preços

Como é possível notar, a maior diferença entre fazer uma excursão ou viajar por conta própria está relacionada a como a viagem será vivida.

  • Excursão – proporciona conforto, segurança e companhia, é melhor para quem não quer ou não tem tempo de fazer escolhas por conta própria e é ideal pra quem não quer sair da zona de conforto, só curtir a viagem sem preocupações.
  • Viagem por conta própria — o viajante vai imergir melhor na cultura e na língua, é menos suscetível aos estresses da sociabilidade, a viagem pode ser aumentada ou encurtada e o roteiro pode ser modificado.

A questão financeira também faz grande diferença na decisão entre excursões e viagens individuais. No geral, excursões são mais baratas pois as empresas conseguem descontos destinados a passeios com uma quantidade grande de pessoas.

Contudo, também é possível planejar uma viagem por conta própria que seja barata, abrindo mão dos passeios que não parecem tão interessantes. Se hospedar em hostels em vez de hotéis também faz com que a viagem fique mais econômica do que uma excursão.

No fim, o importante mesmo é escolher o que vai ser mais proveitoso para você, pois viagens são um momento para relaxar e não se deve abrir mão do conforto.

Gostou? Então compartilhe este conteúdo com os seus amigos que amam viajar e quem sabe vocês até planejem uma excursão juntos.



Deixe seu comentário!