A capital da Argentina tem muitos encantos, além de ser um destino internacional acessível para o bolso*: por isso mesmo muitos brasileiros planejam conhecer Buenos Aires (ou mesmo voltar para lá – que é o meu caso!).
*Em março de 2022, 1 real está valendo cerca de 22 pesos argentinos
Buenos Aires foi a minha primeira viagem ao exterior com o meu marido (que na época ainda era namorado) e só guardo ótimas recordações.
Separei aqui os principais pontos turísticos em Buenos Aires que não podem ficar de fora da sua viagem!
Quando ir a Buenos Aires
Fomos em fevereiro e passamos por temperaturas super agradáveis. Mas também pegamos chuva (e até descobrir que “guarda-chuva” se chama “paragua”, foi o tempo suficiente para a gente se encharcar na rua 😉
Em maio o tempo começa a esfriar e quem curte frio e tempo seco, planeje-se para os meses de junho, julho, agosto e setembro, quando faz um “calorzinho” embaixo do sol, mas esfria bastante de manhã e à noite.
Chegando em Buenos Aires
Buenos Aires possui 2 aeroportos: o Ezeiza (EZ) é o aeroporto mais distante da cidade e o que recebe voos internacionais – provavelmente você chegará por esse aeroporto.
Não precisa de passaporte para entrar na Argentina: você pode usar o RG em bom estado (ou pode entrar com o seu passaporte válido). A CNH não é válida!! O Brasil é um dos países que não precisam solicitar visto para entrar na Argentina e a estadia como turista é de até 90 dias.
Quando estivemos em Buenos Aires não alugamos carro e nos viramos muito bem com táxi e transporte público (porém, aqui é importante contar o perrengue de viagem que passamos em Buenos Aires no busão indo para o caminho errado!!).
Onde ficar em Buenos Aires
Nos hospedamos na região central, no Lois Suites Esmeralda, rede argentina de hotéis. A localização do nosso hotel é bem no centro, a uma quadra da Avenida 9 de Julio (bairro Retiro), próximo dos pontos mais importantes da cidade e com bom, acesso ao transporte público. O Loi Suites Esmeralda conta com apartamentos do tipo studio, equipados com microondas,
Confira as tarifas do Lois Suites Esmeralda no Booking.com
O que fazer em Buenos Aires
Contratar um city tour pela cidade é uma das melhores formas de conhecer os pontos turísticos principais e ainda sobrar tempo para aqueles lugares não tão populares e que valem entrar no seu roteiro!
Mas eu separei alguns clássicos de Buenos Aires que não podem ficar de fora na sua visita!
Tango. Buenos Aires + Tango = dupla perfeita e imbatível! Inclua em seu roteiro uma noite com show de tango, é realmente imperdível e a cara de Buenos Aires. Um dos shows mais conhecidos é o Señor Tango, que conta com um espetáculo com mais de 40 artistas. Para quem viaja com crianças, saiba que os menores podem assistir aos shows e neste pacote do Senor Tango, crianças pagam metade.
Caminito. É no bairro de La Boca onde fica a rua mais famosa de Buenos Aires: Caminito, rua das casas coloridas que tanto vemos nas fotos! As casinhas coloridas são feitas de ferro e foram montadas pelos imigrantes italianos que chegaram no país por volta de 1870. A rua é uma verdadeira galeria a céu aberto: você também verá muitos artistas, pintores e dançarinos. A visita neste bairro à noite não é recomendada.
Cidade que respira futebol: Boca Jrs ou River Plate? Uma coisa a gente não pode negar: se tem um povo apaixonado por futebol tanto quanto o brasileiro, é o argentino! E que tal incluir dois clássicos e grandes rivais na sua viagem?
É possível fazer um tour pelo estádio do Boca Juniors: La Bombonera, localizado no bairro La Boca e construído em 1940. No mesmo tour você vai visitar alguns setores do estádio e também o Museu do Boca.
Já o estádio El Monumental de Núñez pertence a outro clube popular da Argentina, o River Plate. O mesmo tour inclui um passeio ao redor do estádio e visita ao Museo River Plate.
Leia também: Nossa visita ao Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai
Centro cheio de história para contar. No centro de Buenos Aires não deixe de visitar a Casa Rosada (sede do governo Argentino), declarada Patrimônio Histórico Nacional. A Praça de Maio é a praça mais importante da cidade, criada em 1580 e palco de acontecimentos históricos como as Invasões Inglesas e da Revolução de Maio (primeiro governo independente).
Recoleta: charme. O bairro da Recoleta reúne alguns dos principais pontos turísticos de Buenos Aires e também um dos lugares preferidos para se hospedar. É lá onde fica um dos cartões postais da cidade: o monumento Floralis Generica, uma grande flor de aço com 20 metros de altura, cujas pétalas se abrem de manhã e fecham no pôr do sol.
A Livraria El Ateneo também fica na Recoleta e tem uma arquitetura de cair o queixo! Não é a toa que foi considerada a segunda livraria mais bonita do mundo pelo jornal britânico The Guardian. Fica em um antigo teatro super luxuoso, que já completou 100 anos. O palco do antigo teatro dá lugar a um café super agradável e os camarotes viraram aconchegantes espaços de leitura.
O Cemitério da Recoleta também é outro lugar bastante visitado. Além de ter um grande número de obras de arte, a visitação ao túmulo de personalidades é aberta, como o jazigo de Evita Perón, um dos maiores ícones da história da Argentina. Algumas das sepulturas deste cemitério foram declaradas Patrimônio Histórico Nacional.
Palermo: cool e moderno. Um bairro considerado cool e moderno, cheio de bares e restaurantes, além de uma vida noturna agitada. No bairro você vai encontrar os Bosques de Palermo, uma região com mais de 80 hectares de bosques e jardins. Um dos mais lindos que você precisa visitar é o Jardim Japonês.
Organize sua viagem: Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com Para aluguel de carro, recomendo o rentcars.com Para ingressos de tours e atrações turísticas, recomendo o Get your Guide Para seguro viagem, recomendo o Seguros Promo Para chip de celular, recomendo o Viaje Conectado da Yes Brasil