Enoturismo: viagem pelos parreirais do Brasil

Categoria: Enoturismo

Você sabia que o verão é a época ideal para fazer uma viagem de enoturismo?

Quando a gente pensa em viagem + vinho lembra logo de roteiros de inverno, lareira, queijos e um foundue, não é mesmo? Mas uma das épocas mais importantes para os produtores de vinho é agora, no início do ano! 

Estamos na época da vindima, que é a colheita das uvas nas vinícolas. Em geral, as colheitas se estendem até o mês de março. Ou seja, espere por programações bem especiais nas vinícolas, como colheitas nos parreirais, pisa da uva e, claro, muita degustação! 

Ah, e não pense que vinícola é passeio só de adulto, tá? Em muitos lugares dá para levar as crianças tranquilamente (em algumas vinícolas há, inclusive, suco de uva para os pequenos “degustarem” 😉

Separei algumas das regiões e vinícolas mais procuradas nesta época.

Serra Gaúcha

É a mais importante região produtora de vinho do Brasil. Miolo, Casa Valduga e Salton são algumas das maiores e mais conhecidas do Vale dos Vinhedos, mas a variedade é imensa –  são mais de 500 vinícolas na localidade! De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho, o Estado gaúcho é responsável por 90% da produção nacional!

Em Bento Gonçalves existe a Estação Vindima nos meses de janeiro, fevereiro e março, um evento que já entrou para o calendário oficial de eventos turísticos do Rio Grande do Sul. A programação é variada e conta com atrações que valorizam a cultura e tradição da colheita das uvas. 

 

Hospedagem dentro de uma barrica de vinho

Imagine se hospedar em um chalé dentro de uma barrica de vinho? Essa é a proposta da Pousada Parada da Pipa Chalés. Em meio a 3 mil metros de muita natureza, a pousada fica em Canela (RS) e oferece acomodação em chalés montados dentro de barricas que guardaram vinho por mais de 60 anos. Cada unidade leva o nome do último vinho produzido naquela barrica, e todos os chalés possuem varanda térrea com vista do jardim, cozinha compacta equipada e banheiro privativo com chuveiro. Crianças não são aceitas nessa acomodação, então fica a dica para quem estiver procurando por viagens a dois <3.

Clique para fazer sua reserva na Pousada Parada da Pipa Chalés

São Roque (SP)

A 60 km de São Paulo, a cidade de São Roque também é conhecida como a “Terra do Vinho”. Você vai descobrir a Rota do Vinho, que inclui 3 estradas e é formada por mais de 30 estabelecimentos, entre vinícolas, restaurantes e lojas.

A Estrada do Vinho possui 10 km e é a mais importante e conhecida estrada da Rota do Vinho – é lá onde fica a Quinta do Olivardo e Vinícola Góes, as produtoras mais conhecidas da região. Ambas também promovem seus eventos para celebrar a safra das uvas. 

O que fazer em São Roque: desbravando o roteiro do vinho

Já estivemos na Pisa da Uva na Quinta do Olivardo e mostramos como foi feita a colheita das uvas, seguida pela tradicional pisa em um processo manual que separa as uvas da casca do sumo e da semente. 

São Roque: como é a Pisa da Uva na Quinta do Olivardo

Também em São Roque, a Vinícola Góes recebe os fãs de vinhos em um passeio guiado pelos parreirais, que estão em plena safra. Durante o trajeto, os turistas participam de uma degustação guiada de vinhos e espumantes, produzidos pela tradicional vinícola paulista.

Resort com crianças: Nossa experiência no Vila Rossa, em São Roque

Veja mais hotéis em São Roque:



Booking.com

E para quem quer ir mais longe e visitar as melhores vinícolas da América do Sul em plena época da vindima, a dica são os nossos países vizinhos. Prometo que sai uma matéria assim que a pandemia nos der uma trégua 😉

Teodoro comendo uvas do pé na Bodega Bouza, em Montevidéu
Leia a matéria que fiz para Catraca Livre Viagem visitando uma vinícola no Uruguai com crianças

Deixe seu comentário!