Um destino que amo de paixão, perfeito para ir com crianças e que frequento desde bebê: Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, distante 220 km da capital.
Vou dividir o post em 2 partes. A primeira será com sugestões de hospedagem em Ilhabela e em seguida, um roteiro bem bacana para curtir com os pequenos, mas que dá para combinar com várias outras dicas, ok?
>> Leia também O que fazer em Ilhabela com chuva e crianças
Onde se hospedar em Ilhabela
Só para você se situar: as praias são “divididas” entre sul e norte da ilha. Para chegar nas praias do sul basta seguir pelo lado direito a partir da balsa. O norte é à direita da balsa.

A minha sugestão particular é se hospedar perto do Perequê, Saco da Capela ou no centro (a vila), pois aí você aproveita os passeios na área central, fica perto do comércio, conhece a vila, etc, e vai de carro para as praias mais distantes (do lado sul ou norte da ilha).
Mas essa é a minha sugestão, tem muita gente que prefere ficar hospedado do lado das praias e nem sair de lá.
Então, baseado na experiência relatada aqui, selecionei algumas sugestões de hoteis abaixo. Basta clicar em cima do nome do hotel para checar as tarifas e fazer a reserva.

Lado Sul da Ilha Pousada Villa da Prainha (Praia do Julião, próximo a Cachoeira 3 Tombos) Wyndham Ilhabela Casa Di Sirena (praia do Veloso) Pousada Praia do Curral (Praia do Curral) Pousada Banana Verde (Praia do Curral) Barra Velha (balsa) - Perequê Velinn Pousada Bromélias (Água Branca) - o hotel é pet friendly. Vellin Caravela Pousada Ilhabela (Barra Velha) Kalango Hotel Boutique (Perequê) Galápagos Apart Hotel (Perequê) Pousada Ilhabela (Perequê) Itaquanduba a Vila Plaza Inn Pousada do Capitão (bairro Itaquanduba) Hotel Ilhabela (bairro Saco da Capela) Hotel Fita Azul (vila) Velinn Pousada Recanto da Villa (vila) Hotel Vila Kebaya (vila) Norte da Ilha Vila Bambu Ilhabela (Santa Tereza, próxima da Vila) Hotel Mercedes (praia do Viana) Porto Pacuíba Hotel (praia do Viana) Pousada Refúgio das Estrelas (Siriúba)
Outras opções de hospedagem em Ilhabela pelo Booking.com:
Leia também: Guia litoral de SP: os melhores hotéis na praia com crianças
Arrumando as malas para Ilhabela
Sim, Ilhabela tem muitos borrachudos. São uns mosquitinhos chatonildos que atacam nossas pernas e pés, principalmente de manhã e no final da tarde.
Geralmente eles são mais abundantes em praias mais isoladas. Por exemplo, na praia de Castelhanos e Jabaquara, que são praias mais distantes, ficam quase insuportáveis se você estiver sem repelente.
Leve repelente na mala – também sempre levo xarope antialérgico receitado pelo pediatra e uma pomadinha para picadas. No comércio local você vai encontrar alguns repelentes à base de citronela, que garantem manter o borrachudo bem longe!
>>Leia também: Quais remédios levar em uma viagem com crianças
Travessia de Balsa
A única forma de chegar até Ilhabela é pela balsa que você pega no continente, em São Sebastião. (Também pode chegar de barco próprio ou helicóptero, se for o seu caso rs).
E vamos ser sinceros, não tem como negar que Ilhabela é conhecida, não só pelos borrachudos, como também pela fila da balsa. Já passei hooooooras e hoooras dentro do carro esperando a nossa vez de atravessar (tipo mais de 5 horas). Mas calma que existe solução!
No site da Dersa você pode checar o status das travessias e saber quanto tempo está demorando para embarcar na balsa, assim como agendar a travessia (pagando a mais pela hora marcada).
Também existe uma fila de prioridade para idosos no carro, assim como crianças menores de 2 anos (acompanhada apenas por um responsável). A travessia dura cerca de 20 minutos.
É importante saber que quando os ventos estão muito fortes ou pela força da maré, é normal a balsa paralisar a travessia – por horas se for necessário. Então se o tempo estiver muito ruim, existe a possibilidade de você não atravessar no horário planejado.
E sim, já fiquei “presa” em Ilhabela por causa da balsa fechada!
Praias em Ilhabela
- Antes de ir para a praia, costumo checar o site da Cetesb, que informa quais praias de São Paulo estão próprias ou impróprias para o banho.

Quando eu era “xófem”, frequentava bastante a famosa praia do Curral, ao sul da ilha. Aí vieram os filhos e fui atrás de uma praia mais calma, com menos movimento e menos trânsito para chegar em épocas de alta temporada. Na alta temporada o trânsito para as praias do sul é grande!
Ao sul, a dica é levar os pequenos para a Praia do Julião. É uma praia pequena, tem estacionamento e restaurante (Prainha do Julião) com toda estrutura necessária (inclusive menu kids). Pra quem não vai ficar nas cadeiras do bar/ restaurante, no verão, há uma barraca que aluga cadeiras de praia e guarda sol. Também é possível alugar caiaque e pranchas de stand up paddle.

O Julião é uma praia que tem bastante pedra do lado direito e, na maré baixa com o mar calminho (em geral sempre é calmo), é possível avistar peixinhos nadando entre as pedras mesmo sem máscara e snorkel!

Indo para o centro da ilha (=seguindo pelo lado esquerdo a partir da balsa, em direção à vila), a praia do Pequeá/ Saco da Capela é uma boa opção para quem vai com crianças. Tem o restaurante pé na areia Manapani que oferece cadeiras de praia/ guarda sóis, além de servir refeições e petiscos. Tem ducha e banheiro.

E no Saco da Capela, quem prefere levar a própria cadeira de praia ou ficar na canga, tem um espaço ótimo para ficar bem ao lado do restaurante, com a sombra de uma árvore perfeita. Mas chegue cedo. Nessa praia existem muitos barcos ancorados devido à proximidade da Marina Saco da Capela. Não atrapalha o espaço do mar para nadar/ brincar no raso, já que há boias protegendo a área dos banhistas.

Seguindo mais para o norte, depois do centro histórico (também conhecida como vila), outra praia ótima para ir com crianças pequenas é a Praia da Siriúba (pouco antes das praias do Sino). O mar é tranquilo e raso, daqueles que você nada, nada e ainda dá pé na maré baixa.

Também tem restaurante na praia, o Balena Club, ducha e banheiro (do outro lado da rua). Não vi estacionamento da última vez que fui, mas conseguimos vaga na rua sem problemas.

Continua seguindo a estrada e vai aparecer a Praia da Armação, com águas calmas e cristalinas, perfeitas para crianças. Mas ela não é tão vazia assim! A praia abriga a escola de vela BL3, possui um estacionamento na frente, tem alguns quiosques com aluguel de cadeiras e guarda-sóis e abriga um restaurante/ bar mara chamado Vila Salga.
O Vila Salga tem uma estrutura ótima, com mesas e sofás de pallets, cardápio variado (com menu kids) e banheiro LIMPÍSSIMO com trocador (e isso eu sei que conta bastante para quem vai com criança para praia). Mas o restaurante só está abrindo nas temporadas de verão, então é melhor ligar antes para saber se ele estará aberto na época que vocês forem. Para quem não quer ficar em restaurante nenhum, tem uma árvore centenária belíssima no final da praia que oferece uma sombra perfeita, logo ao lado do Vila Salga, com uma capelinha ao fundo e ainda com um parquinho de madeira.

Um pouco depois da Armação, a estrada pavimentada termina. Seguindo mais 8 km pela estrada de terra você chegará na Praia do Jabaquara –que, inclusive, é a última que dá para chegar de carro.

Tem estacionamento, mas precisa dar uma caminhadinha em uma breve trilha para chegar até a praia – digo isso mais para alertar os adultos que levam crianças, principalmente as de colo. Mas dá para chegar numa boa!
Por ser uma praia um pouco mais isolada, os borrachudos são bem mais presentes – e ativos – ali. Repelente é indispensável se você pretende ficar mais de 10 minutos na praia (rs). Tem quiosques e restaurante com banheiro. Na ponta direita da praia tem uma pequena lagoa de água doce (e gelada) e é super gostoso para eles brincarem. Há quem até prefira a lagoinha do que o mar.
Você também pode chegar à Praia do Jabaquara de barco. A Civitatis oferece passeio de barco às praias do Jabaquara e Praia da Fome.

>> Leia também a matéria sobre Ilhabela que fiz para a Catraca Livre Viagem
Passeios em Ilhabela
Bike
Dependendo de onde vocês estiverem hospedados, uma óóótima dica é alugar uma bike e pedalar pela ciclovia. São mais de 10 km de ciclovia, grande parte a beira mar! Gente, o passeio é incrível, a paisagem é maravilhosa e, de quebra, você ainda pode parar em uma das praias da avenida principal e dar um belo mergulho!

A região onde mais se concentra lojas de passeios e aluguéis de bicicletas é entre o Perequê e a Vila. Você também vai encontrar agências de turismo que fazem passeios de jeep, de barco/ lancha, escuna e até trilhas. Tudo depende do seu espírito aventureiro!
E em toda a orla do bairro tem praias com parquinhos de madeira, com balanço, escorregador, etc. Mas de uns tempos pra cá notei que os brinquedos dos parquinhos não estão com a manutenção em dia, vi muitos quebrados e até com perigo de machucar, então é bom ficar de olho.



Leia também: Hotéis fazenda e resorts em SP: guia definitivo com as melhores opções de viagens com filhos
Passeio de barco
Se existe algo imperdível para fazer em Ilhabela é um passeio de barco para chegar às praias mais distantes, como Jabaquara, Praia da Fome, Saco do Eustáquio (foto) e Castelhanos.
Indico aqui a Civitatis, plataforma online líder em distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades. Eles reúnem diversos tipos de passeios de barco em Ilhabela e você já pode fechar antes mesmo de viajar! O cancelamento é gratuito!
Passeio de jipe
Em ilhabela você vai observar diversos jipes pelas ruas! É muito legal e divertido, vale tirar um dia para conhecer a Praia de Castelhanos, um dos passeios mais famosos. Castelhanos fica no lado leste da ilha e é preciso percorrer uma estrada de terra de 15 km – somente carros 4×4, motos e bikes são permitidos.
Mas é importante avisar: chegando lá, nada de calmaria: o mar é aberto e com ondas e, portanto, deve-se ter atenção mais que redobrada com as crianças. A praia é linda, mas os borrachudos pegam pesado!
Letreiro Ilhabela
Essa é para quem não abre mão de uma foto em um letreiro de cidade <3 O letreiro de Ilhabela é uma atração super nova, inaugurado recentemente. Fica no Mirante do Piúva, no lado sul partindo da balsa, pouco antes da Ilha das Cabras. Tem um bolsão de estacionamento para parar o carro. A vista do mirante é maravilhosa e rende fotos perfeitas. O pôr do sol deste ponto deve ser incrível!

Cachoeira
A Ilhabela possui inúmeras cachoeiras para serem visitadas, mas a última que eu fui com os meus filhos e indico bastante é a Cachoeira dos Três Tombos, próxima à praia da Feiticeira, ao sul. São três quedas em meio à Mata Atlântica. É um passeio rápido, sem firulas. Ficamos apenas na primeira queda, pois li que a segunda não é muito indicada para crianças por conter pedras muito escorregadias. Dá para estacionar o carro pertinho da cachoeira, pegar uma rápida trilha e chegar ao destino. A água é rasinha e dá para as crianças darem um mergulho! Delícia!

Restaurantes em Ilhabela
Tratando-se de restaurantes com pratos (PF) bom e justo, acho que o mais conhecido da Ilha é o Cheiro Verde, na vila. Na alta temporada costuma ter fila para entrar. Ainda na vila gosto muito do restaurante Manjericão, que também serve pratos executivos, além de pratos a la carte para dividir.

Mas no Perequê também tem um restaurante muito bom e que não tem só a opção do almoço executivo. É o Pimenta de Cheiro, que ainda conta com uma vista agradabilíssima para o mar. Mas dependendo do calor, é melhor ficar no salão interno com ar condicionado. Tem trocador pros bebês no banheiro? Teeem! Tem até um bercinho de vime para os babies que tirarem uma soneca durante o almoço dos pais 😉


Pizza
Para a noite, é muito gostoso dar uma voltinha na vila, tomar um sorvete com as crianças e conhecer as lojinhas do centro. Mas uma pizza também é uma ótima pedida. No sentido balsa-vila (mais perto da vila), você cruza com uma placa de “O Caminho da Pizza”. Siga a placa e vai chegar em uma pizzaria bem gostosa, que serve pizza cortada em finas fatias (come-se com a mão e guardanapos, sem pratos e talheres). Eles abrem em todas as noites de alta temporada, então em outros meses é bom entrar em contato antes.
Pôr do sol
Eu me considero uma caçadora de por do sol, gosto de assistir a esse espetáculo em todos os lugares que viajo. E em Ilhabela não poderia ser diferente. Se estiver passeando pela vila, não deixe de ver o pôr do sol em um dos píers que existem por lá!

Simplifique a sua viagem: Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com Para aluguel de carro, recomendo o rentcars.com A cada reserva feita por esses links, ganho uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter este blog ;)
Leia também:
O que fazer em Ilhabela com chuva e crianças
Viagem para a praia com bebê: o que levar
8 ciladas que você pode evitar nas viagens com crianças
Férias: 10 dicas para viajar com as crianças de carro
Frases de viagem
Muito bacana acho que é a primeira matéria que vejo falando sobre esse assunto parabéns caso queira enviar uma matéria pra gente postar em nosso blog fique a vontade parabens!!
Oi Vinicius, tudo bem? Que bom, fico muito feliz que tenha gostado do meu post! Um abraço, Cátia.
Adoreiiii a sua matéria!!
Teria também alguma dica de hospedagem? Vou com minha filha de 2 anos.
Oi Salete, que bom que você gostou da matéria, fico feliz 🙂 Uso muito o TripAdvisor para fazer pesquisa de hotel. Atualizei o post com algumas sugestões de hospedagem! Bjos e aproveite! Se quiser sugerir outros destinos para um post aqui no blog, só escrever!
Oie! Quero dicas de localização sim. Pq qdo fui p lá eu não tinha minha pequena então ficava sempre bo lado Sul e por lá não tem essas opções legais. Bjs
Oi Salete
A Ilha é legal pq é pequena e dá para ir de um canto a outro. Então tudo bem ficar em uma ponta e pegar praia em outra e ainda curtir um passeio no centro. Mas neste caso tem que ser de carro. Bjos!
Qual dica de hospedagem com crianças em Ilhabela
Estaremos de carro
Oi Fernanda! Atualizei o post com dicas de hospedagem em ILhabela! Bjos e aproveitem! Se quiser sugerir mais destinos para ir com crianças, me escreva que eu faço um post!
Parabéns estou gostando muito do blog tem muita informação boa e pra quem tem crianças nossa maravilhoso…
Oi Adriana, muito obrigada, fico realmente muito feliz que esteja gostando 🙂 Se quiser sugerir algum tema, fique à vontade! Bjos
Adorei suas dicas!! Obrigada! ❤️
Eba, fico feliz que tenha gostado! Se quiser dicas de outros lugares ou outros textos sobre viagens com crianças, fique à vontade para sugerir!! 😉