O que fazer em Ilhabela com chuva e crianças

Categoria: Litoral de SP

Se o tempo não ajudou para pegar uma praia, saiba que há passeios bem legais para fazer com a criançada em Ilhabela. Conheça a rica programação histórica e cultural da ilha.

Praias, banhos de cachoeira, trilhas, mergulho, passeios de barco, de jipe ou de bike… Sem dúvidas, Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é um dos lugares mais belos e interessantes para visitar. Mas e quando o tempo não ajuda e a chuva estraga os planos do dia? E se você estiver com crianças? O que fazer? Ficar trancafiado no hotel?? Sacar o baralho da mala? De jeito nenhum!

Eu já fiz um post com dicas para curtir Ilhabela no verão com crianças e neste texto vou contar como é possível curtir uma programação cultural com as crianças. Eu contei todo esse roteiro pelo meu perfil do Instagram durante nossas férias de janeiro, mas aqui vou detalhar mais.

O passeio cultural foi todo feito no Centro Histórico, a charmosa Vila.

Para começar, visitamos o antigo prédio da Cadeia e Fórum, construído em 1803, hoje transformado no Centro de Exposição do Parque Estadual da Ilhabela. Conferimos uma exposição sobre a fauna e a flora da Ilhabela, além da história e da cultura tradicional caiçara. O passeio ganha ares de mistério nas salas das exposições, que ainda mantém preservadas as grades das antigas celas.

Clique nas imagens abaixo para visualizar as fotos.

Depois visitamos a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, a padroeira de Ilhabela. Construída no final do século XVII, ela é linda por dentro e por fora. No alto da escadaria, uma visão panorâmica do centro histórico. Dentro da igreja há ainda uma lojinha onde vende-se alguns souvenirs. Não resisti e trouxe de lembrança uma pequena imagem de Nossa Senhora D’Ajuda.

Ainda na vila, conhecemos o Museu Waldemar Belisário, que possui um acervo permanente do artista e outras exposições temporárias, entre elas uma sobre a folclórica Congada da Festa de São Benedito de Ilhabela, com bonecos em tamanho real (o que obviamente fez com que as crianças ficassem vidradas!)

No mesmo local visitamos uma exposição impressionante sobre os navios naufragados ao redor da Ilhabela. Não tem 1 fotinho sequer pois nesta sala era proibido fotografar. Mas é possível ver fotos e maquetes dos principais navios que afundaram por ali, como o Príncipe das Astúrias, o maior naufrágio da costa brasileira, conhecido como o Titanic brasileiro. Também tem objetos achados nesses naufrágios, como louças e até uma boneca! As crianças amaram essa exposição dos navios, foi realmente muito surpreendente!

O Príncipe de Astúrias era considerado o transatlântico mais luxuoso da Espanha. Em 5 de março de 1916, o navio se dirigia ao porto de Santos, fazendo sua sexta viagem à América do Sul. Chovia forte e a visibilidade era baixíssima, quando durante a madrugada, o navio bateu violentamente na laje submersa da Ponta da Pirabura. Pouco depois o navio estava totalmente submerso. Oficialmente 445 pessoas morreram e apenas 143 sobreviveram, porém, o navio teria centenas de clandestinos que viajavam nos porões. Estima-se que mais de mil pessoas morreram neste naufrágio. Em uma outra versão da história, o navio teria feito uma parada próximo à Ilha dos Búzios, pertencente ao Arquipélago de Ilhabela, onde a carga de ouro teria sido desviada para outra embarcação, de maneira que o naufrágio teria ocorrido de forma premeditada. (Trecho extraído do site www.ilhabela.sp.gov.br)

Foto: www.ilhabela.sp.gov.br/

Ah, e no mesmo prédio, ainda é possível fazer uma visita às novas instalações da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Renato Lopes Corrêa”. Choveu? Que tal levar a criançada para ler um livro na biblioteca?!

biblioteca municipal ilhabela

Seguindo o passeio pela vila, pausa para a tradicional fotinho nos históricos canhões da artilharia portuguesa próximos ao píer (quando criança brinquei muito nesses canhões). A história dos canhões, que datam do século XVI, e foram restaurados recentemente, remete à defesa da Ilha contra a intensa atividade de piratas ingleses e holandeses na região.

O píer também vale a visita. Antiga porta de entrada da cidade, hoje conta com um mosaico belíssimo da artista plástica Ana Canale. É neste píer que moradores pescam e que turistas do mundo inteiro desembarcam dos tenders dos navios de cruzeiro que atracam na Ilha.

Claro que depois de andar e conhecer tanto lugar, todos nós merecemos um almoço delicioso pela região e depois a parada obrigatória na Sorveteria Rocha, na Rua do Meio.

Enfim, já deu para notar que Ilhabela também é muito rica em cultura e história! As crianças adoraram o passeio (e os adultos também!!)

Onde se hospedar em Ilhabela

Só para você se situar: as praias são “divididas” entre sul e norte da ilha. Para chegar nas praias do sul basta seguir pelo lado direito a partir da balsa. O norte é à direita da balsa.

Assim que sai da balsa, você vai ver essa placa

A minha sugestão particular é se hospedar perto do Perequê, Saco da Capela ou no centro (a vila), pois aí você aproveita os passeios na área central, fica perto do comércio, conhece a vila, etc, e vai de carro para as praias mais distantes (do lado sul ou norte da ilha).

Mas essa é a minha sugestão, tem muita gente que prefere ficar hospedado do lado das praias e nem sair de lá.

Então, baseado na experiência relatada aqui, selecionei algumas sugestões de hoteis abaixo. Basta clicar em cima do nome do hotel para checar as tarifas e fazer a reserva.

Piscina do Wyndham Ilhabela Casa Di Sirena, no lado sul da Ilha, na Praia do Veloso. Nada mal hein?
Lado Sul da Ilha 

Pousada Villa da Prainha (Praia do Julião, próximo a Cachoeira 3 Tombos)

Wyndham Ilhabela Casa Di Sirena (praia do Veloso)

Pousada Praia do Curral (Praia do Curral)

Pousada Banana Verde (Praia do Curral) 

Barra Velha (balsa) - Perequê 

Velinn Pousada Bromélias (Água Branca) - o hotel é pet friendly. 

Vellin Caravela Pousada Ilhabela (Barra Velha)

Kalango Hotel Boutique (Perequê)

Galápagos Apart Hotel (Perequê) 

Pousada Ilhabela (Perequê) 

Itaquanduba a Vila 

Plaza Inn Pousada do Capitão (bairro Itaquanduba) 

Hotel Ilhabela (bairro Saco da Capela) 

Hotel Fita Azul (vila) 

Velinn Pousada Recanto da Villa (vila)

Hotel Vila Kebaya (vila)

Norte da Ilha 

Vila Bambu Ilhabela (Santa Tereza, próxima da Vila) 

Hotel Mercedes (praia do Viana) 

Porto Pacuíba Hotel (praia do Viana)

Pousada Refúgio das Estrelas (Siriúba)

Outras opções de hospedagem em Ilhabela pelo Booking.com:



Booking.com

 

Leia também:

Dicas para curtir Ilhabela com crianças

Lista com os 10 melhores hotéis do Brasil para ir com a família

Férias: 10 dicas para viajar com as crianças de carro

Clique para ver as ofertas de verão do Hotel Urbano

Deixe seu comentário!