Litoral de SP

Roteiro pela cidade de Santos com crianças

Santos fica a 80 km de São Paulo, pouco mais de 1 hora de viagem pela Rodovia dos Imigrantes. A curta distância oferece a chance de fazer um bate e volta para conhecer os encantamentos dessa cidade ou até mesmo passar um fim de semana bem agradável com as crianças!

Estivemos em Santos já algumas vezes e conhecemos alguns pontos super legais para ir com crianças.

Antes de pegar o carro e descer as curvas da estrada de Santos (* letra do Roberto Carlos, na época da Jovem Guarda), saiba que a cidade é pura história e você vê isso em vários pontos.

Os stories feitos em Santos estão em destaque no meu perfil do Instagram

Maior porto do Brasil e navios de cruzeiro

De cara, já podemos destacar a relevância da cidade por ter, simplesmente, o principal porto do Brasil e ser o maior complexo portuário da América Latina. Percorrer parte dos 15 km de extensão do cais já nos mostra a sua grandiosidade. 

Quando estivemos em Santos, era carnaval e alta temporada. Por isso o movimento de navios de cruzeiro era grande e a graça era acenar para os turistas enquanto a embarcação apitava, anunciando a sua saída! É, não tem como ir a Santos e não dar aquele tchauzinho para os navios no calçadão da Ponta da Praia! Então, sim, inclua no seu roteiro!

Pela nossa janela conseguíamos avistar a partida dos navios. O melhor lugar para vê-los é a Ponta da Praia

Centro histórico

Tasca do Porto (@tascadoporto)

Situado em um casarão no centro histórico, o restaurante português oferece receitas originais da culinária lusitana, como o bacalhau, a especialidade da casa. Não deixe de escolher um dos vinhos da carta com 20 rótulos de várias regiões de Portugal. 

 

Museu do Café (@museudocafe)
http://www.museudocafe.org.br

Ali pertinho da Tasca do Porto, também no centro histórico, fica o imponente prédio da Bolsa do Café, onde funciona o Museu do Café. O palácio foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1922. O museu resgata toda a história da época dos pregões do café, quando a nossa economia era centrada no grão. 

 

Pausa na cafeteria do Museu

 

Bonde Turístico

No bonde da linha turística você faz um rápido trajeto em bondes históricos pelo centro da cidade, cuja saída fica na Estação do Valongo. O percurso é áudio guiado, o que torna o passeio ainda mais interessante. Os bondes são veículos originais e vindos da Escócia, Portugal, Itália e Japão. Aliás, Santos é considerado o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. O ingresso custa R$ 7 e pode ser adquirido dentro do Museu do Pelé, que fica em frente à estação.

Bondinho Santos Linha Turistica_

Ponta da Praia

Aquário de Santos

O mais antigo aquário do Brasil fica na Ponta da Praia. É um passeio rápido, com ingressos baratos e que valem a pena. Importante dizer que fomos em um dia lindo de sol, enquanto a galera estava na praia. Por isso o Aquário estava bem tranquilo e vazio. Já me disseram que em dias frios e chuvosos, o aquário fica bastante cheio.

Para quem não sabe, em geral (assim espero) os aquários não cumprem apenas o papel de entretenimento turístico. Eles também tem a função de resgatar animais marinhos e ajudar na readaptação deles na natureza, além de atuar na educação ambiental da população. 

Descobri que em 10 anos metade das tartarugas recebidas pelo aquário de Santos haviam ingerido plástico 🙁 Foram cuidadas e muitas delas foram devolvidas ao seu habitat natural. ⁣O Aquário de Santos foi a  primeira instituição brasileira a realizar resgate e recuperação dos animais marinhos.

Mural “Coração Santista”, Kobra

Em 2020 foi inaugurado o mural do artista brasileiro Eduardo Kobra em homenagem ao Pelé. Entitulado “Coração Santista”, a obra possui 800 metros quadrados.

No mural, há quatro cenas, todas situadas dentro dos arcos (ou círculos) das muretas de Santos, um dos mais conhecidos símbolos da cidade: Pelé, o Bonde, a Bolsa do Café e um estivador no Porto de Santos.

O mural foi finalizado no dia 18 de outubro e já está com acesso liberado para o público. Está na fachada do CAT (Centro de Atividades Turísticas), em frente ao Mercado de Peixe (Pça Gago Coutinho s/n – Ponta da praia), recentemente inaugurado.

Foto: Erich Oliveira

Foto: Erich Oliveira

Detalhe do grande homenageado de Kobra. Foto: Martin Lima

Estrela de Ouro FC (@estreladeouroclube)

Outra grande surpresa que tive em nosso roteiro por Santos. O Estrela de Ouro FC é um clube formado pela comunidade japonesa, onde funciona um dos mais tradicionais restaurantes de comida oriental, ao lado do Mercado de Peixes. Funciona como restaurante por quilo e tem um deck super gostoso para sentar com vista para o mar, além de parquinho e campo de futebol. ⁣

 

Passeio de escuna

Os passeios de escuna passam por pontos turísticos entre Santos e Guarujá e ainda oferecem parada para banho de mar! Procure pelos passeios de escuna na Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia. Eu já fiz esse passeio com a Escuna Mestre dos Mares.

 

Leia também:

Conhecemos a Ilha das Palmas, do Clube de Pesca de Santos

Onde se hospedar em Santos

  • Bourbon Santos

A uma quadra da praia, no coração do Gonzaga – bairro mais tradicional de Santos Possui o restaurante The Garden, que oferece o melhor da cozinha internacional, o First Bar com drinks variados e pequenos lanches, além do Pool Bar localizado na cobertura do hotel. O hotel também oferece espaço kids, equipe de entretenimento, sala de jogos com mesa de sinuca, lounge para descanso academia, jacuzzi, sauna, piscina adulto e infantil na cobertura.

Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui


  • Novotel Santos

A 500 metros da Praia do Gonzaga, o Novotel Santos oferece um restaurante, estacionamento privativo, piscina ao ar livre e uma academia.

Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui

 


  • Parque Balneário Santos by Atlantica

Localizado na Praia do Gonzaga, o Parque Balneário Hotel oferece culinária internacional, diversas opções de lazer, área de SPA, Kid’s Club, Games Club, sala de cinema, sauna, piscina, academia e serviço de praia. 

Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui


  • Sheraton Santos

Situado a apenas 2 quarteirões da praia e a uma curta caminhada do PraiaMar Shopping. Possui piscina coberta, área de recreação para crianças e adolescentes, salão de jogos e serviço de massagem.

Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui



  • Comfort Santos

Projetado para atender as necessidades tanto dos turistas de negócios como os de lazer. Possui piscina ao ar livre, terraço, sauna, academia e bar. Está a apenas 700 m do Aquário de Santos e a 1,5 km do Shopping Center Praiamar. O quarto família oferece 1 cama de casal, 2 camas de solteiro e 1 sofá cama.

Confira as tarifas do hotel e faça sua reserva aqui

vista comfort hotel santos

 

Compartilhe: 
Leia também:


Guia litoral de SP: os melhores hotéis na praia com crianças

Deixe seu comentário!