Entrevista: fono explica os prejuízos causados pela mamadeira e pela chupeta após os 2 anos de idade

Categoria: Saúde & Alimentação

Há alguns meses fiz um teste com a minha caçula de 2 anos e 2 meses, que tomava leite na mamadeira: troquei a mamadeira da manhã por um copo com bico de silicone. Normal, ela não estranhou. Passados dois dias, fiz o mesmo com a mamadeira da noite. Normal.

Então, depois disso, só me restava abrir a lata de lixo e:

mamadeiras no lixo
Mamadeiras e bicos no lixo!

Próximo passo, e, pra mim, o mais difícil: fazer largar a chupeta! Contei sobre a experiência que tive com o meu filho mais velho neste outro post. Ele jogou fora a chupeta quando estava com 3 anos e 9 meses. Mas vocês sabem, né, cada criança tem seu tempo, então não sei como nem quando será essa retirada da chupeta da mais nova. Mas tem que ser logo, pois minha filha já passou da hora de largar a chupeta.

Você sabia que a idade ideal de largar a mamadeira e a chupeta é de 2 anos?

A fonoaudióloga Arianne de Souza Donke explica que após essa idade, a musculatura intra oral não passa a ser estimulada corretamente e isso pode atrapalhar o desenvolvimento da fala. Mesmo nos casos em que a criança usa a chupeta só para dormir é prejudicial, como explica a fono: “Por isso muitas vezes a criança durante o dia fica de boca aberta ou passa a falar usando o dorso da língua (meio) ou até mesmo o que chamamos de fala TATIBITATE, porque ela passa a produzir somente os sons onde o ponto articulatório é ponta de língua e papila”.

Linha Malwee Protege já em pré-venda

Bem, aqui somos prova que a chupeta e mamadeira atrapalham mesmo. O meu filho de 4 anos faz sessões de fono desde o ano passado, pois os bicos causaram alteração nos fonemas /s / e / z /, onde a postura de língua causa um som distorcido. Quando piticos, a gente nem repara nessas alterações, mas conforme eles vão crescendo, esses sons errados acabam ficando bem evidentes, causando até constrangimento nas crianças em relação aos amiguinhos. Por isso, é bom ficar atento. No nosso caso, quem nos alertou a procurar um especialista para o meu filho foi a escola, que conta com um acompanhamento de uma equipe de fonoaudiólogos.

Largar a chupeta / mamadeira não é fácil. Nunca vou me esquecer da primeira consulta, quando a fono me disse: Você tem que tirar a chupeta e a mamadeira dele. Fato. Acho que mexe um pouco com a gente também, porque de certo modo é dar um tchau para o bebê e encarar que seu filho está crescendo, virando criança, criança grande. Senti muito isso quando joguei as mamadeiras da Alice fora. “Primeiramente os pais precisam estar conscientes e preparados para aceitarem que seu filho(a) está crescendo e que essa é mais uma etapa do desenvolvimento deles. Os pais estando conscientes disso tornam as coisas mais fáceis, pois a angústia dessa perda é passada para a criança e, no primeiro resmungo que a criança der, os pais voltam a oferecer tanto a chupeta quanto a mamadeira”, argumenta a fono Arianne de Souza.

Agora, o modo de retirar a mamadeira e a chupeta é uma questão bem delicada. Não se tira tudo de uma vez… é uma retirada gradativa. Primeiro o mais fácil (no nosso caso a mamadeira) e depois o mais difícil – a chupeta. E sempre, sempre, com muita conversa e esclarecimento. Eu, particularmente, sou contra simplesmente avisar a criança que a partir daquele dia não se usa mais chupeta. A chupeta é um objeto de apego, de transição. Os pais geralmente apresentam a chupeta para os bebês se acalmarem (normal, né, os primeiros meses são bem difíceis)… Aí ok, eles se acostumam a se acalmarem com a chupeta. Bate o soninho, chupeta. Ficam irritadinhos, chupeta. Caem e se machucam, chupeta. E aí, um belo dia, os pais decidem que eles não precisam mais da chupeta.

As crianças precisam de um preparo para esse momento tão marcante. Só que cabe a nós não estender tanto esse preparo!

mamadeira_criança
Photo credit: cavale via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND

Outra dica: respeite as fases da criança e não junte essas fases significativas, como retirada de mamadeiras e chupetas com desfralde, adaptação escolar, chegada da(o) irmã(o)… Tudo tem o seu tempo!

Fiz uma entrevista com a fonoaudióloga Arianne de Souza Donke sobre os prejuízos da mamadeira e da chupeta após os 2 anos de idade. A especialista ainda dá dicas para tirar os bicos das crianças. Depois me conte como foi na sua casa!

Qual a idade ideal para largar a chupeta? E a mamadeira? E por que essa idade?
Chupeta e mamadeira são aceitáveis até os 2 anos de idade, pois até então trazem benefícios para a musculatura intra e extra oral da criança. A partir dos 2 anos de idade, com o crescimento da criança tanto o bico da chupeta como o da mamadeira começam a trazer malefícios porque a musculatura intra oral principalmente não passa ser estimulada corretamente. O que ocorre muito é que a mãe aumenta o furo do bico da mamadeira para “facilitar” para a criança tomar seu leite. Isso é uma falha muito grande, pois além da musculatura estar sendo trabalhada de forma errada, a criança não precisa fazer qualquer esforço para tomar seu leite.

Quais os malefícios causados pelo uso da chupeta e mamadeira após essa “idade limite”? Pode atrapalhar o desenvolvimento da fala?
Sim, após os dois anos um dos malefícios causados pelo uso de chupeta e mamadeira é justamente a fala. Com o crescimento da criança a musculatura não passa a ser estimulada corretamente e automaticamente a criança passa a ter uma postura de lábios e língua errada e a fala se torna prejudicada, pois os pontos estimulados são os que passam a ser mais “utilizados”.Além da fala, podemos dizer que o uso indevido de chupeta e mamadeira, causa hipotonia da musculatura facial, pois a criança não passa a fazer força para “chupar” a chupeta e sim o prazer dela se limita ao simples fato de ter “algo” na boca.

E se a criança só usa a chupeta para dormir? Causa o mesmo mal?
Mais uma vez, até os 2 anos, malefício algum…. A partir daí, SIM! E o porquê é simples: a criança chupa a chupeta para dormir estimulando a musculatura intra oral. Como ela cresceu e a chupeta não se adapta mais ao tamanho da boca, a musculatura passa a noite toda sendo estimulada e o cérebro entende que esse é o correto. Por isso muitas vezes a criança durante o dia fica de boca aberta ou passa a falar usando o dorso da língua (meio) ou até mesmo o que chamamos de fala TATIBITATE, porque a criança passa a produzir somente os sons onde o ponto articulatório é ponta de língua e papila.

Dicas para tirar os bicos: tiramos chupeta e mamadeira de uma só vez ou aos poucos?
Primeiramente os pais precisam estar conscientes e preparados para aceitarem que seu filho(a) está crescendo e que essa é mais uma etapa do desenvolvimento deles. Os pais estando conscientes disso tornam as coisas mais fáceis, pois a angústia dessa “perda” é passada para a criança e no primeiro resmungo que a criança der os pais voltam a oferecer tanto a chupeta quanto a mamadeira. Estando cientes vão ter mais paciência para fazer a criança entender que é possível sim dormir sem precisar da chupeta ou da mamadeira.

Com as mães que me procuram, costumo orientar a tirarem primeiro a mamadeira, trocando por um copo. É muito importante explicar para a criança que ela está crescendo, que não tem mais necessidade de usar a mamadeira, sair para comprar um copo que ela escolher de personagem, colorido e etc para ser mais um estímulo para criança, ou até mesmo doar a mamadeira para uma criança carente.

Uma vez tirado a mamadeira, algumas semanas depois tira-se a chupeta. A chupeta é um hábito oral mais trabalhoso de se tirar, pois a criança vê a chupeta como algo que faz parte dela, por isso o desapego se torna mais difícil. Oriento os pais a conversarem muito com a criança para que ela vá se “conformando” com essa perda.

Quando a criança pegar no sono sempre tirar a chupeta da boca dela e nunca oferecer a chupeta para dormir, somente se ela pedir e se pedir fazer combinados, do tipo somente enquanto eu leio uma história ou enquanto eu leio a história não tem chupeta, só te dou quando você for fechar o olho para dormir. Em muitos casos a criança acaba adormecendo antes mesmo da historia acabar e dia após dia a criança passa a não sentir mais necessidade daquele utensílio.

E para substituir a mamadeira pelo copo, existe algum modelo ideal?
O ideal é tirar o bico da mamadeira. O modelo do copo fica a critério dos pais e da criança. Hoje no mercado existem vários modelos com canudo ou sem, copo de transição, copo antivazamento que tem o bico virado pra cima e até mesmo o copo comum; o importante é tirar o bico da mamadeira seja ele qual for (ortodôntico, bolinha, reto).

Fonoaudióloga Arianne de Souza Donke

Tel.(11) 3814-4315

Leia também:

A vida depois de largar a chupeta (não está fácil)

Deixe seu comentário!

10 comentários

  1. Élida cassarotti da Silva comentou:

    Eu tenho um filho de 5 anos ele ainda mamã mamadeira, tá muito difícil de laga a mamadeira e a fono falou que atrapalhar a falar.ai ela que não pode fazer fono até ele laga a mamadeira se não vai atrapalhar ele.o que eu posso fazer para começar a tirar a mamadeira dele, ele mamã de manhã e a noite

    1. Olá Élida! Nessa idade eles já entendem mais, então eu acho que você pode tentar o caminho da conversa… Explicar a ele que não é mais bebê, que ele pode usar um copo de criança grande (de repente você encontra um copo de algum personagem que ele goste muito) e que ele precisa fazer fono para os amiguinhos entenderem direitinho o que ele fala etc. Minha sugestão é que vocês comecem largando uma mamadeira por vez: primeiro a da manhã e depois da noite (ou vice-versa). Bem, Élida, essa é a minha opinião pessoal… Mas o que vale mesmo é você seguir o seu coração. Coração de mãe sempre sabe o que é melhor para o filho! Bjos e boa sorte!!

  2. Bianca comentou:

    Minha filha se interessou pela chupeta só aos 2 anos (na hora de largar), deixei por no máximo um ano e depois conversei e ela topou largar a chupeta e depois a mamadeira, mas pegou a mania de mamar os lábios… já está com 5,5 anos e o hábito só aumenta… morre de vontade de mamar meu peito, quer ficar mexendo nele, já procurei mas não acho nada sobre esse hábito tardio… ontem uma amiga que tem os dentes super tortos me aconselhou a dar a chupeta de novo, pois é passível de tirar depois, enquanto a boca estará sempre ali, segundo ela seus dentes ficaram assim pq chupava a língua… não sei mais o que fazer… 🙁

  3. Minha filha está com 3 anos e 9 meses e depois de mt conversa e promessa de 1 presente no natal tem 7 dias q ela jogou a chupeta no lixoas a noite começou a ranger os dentes tipo bruxismo será q isso vai passar depois de mais algum tempo sem a chupeta ?

  4. Kalyane comentou:

    Minha filha tem 2 anos e 7 meses e estou no terceiro dia que tirei o bico , disse a ela que o passarinho levou e que vai trazer um presente . De dia ela aceita normal na hora de dormir resmunga um pouco e na madrugada acorda varias vezes tem horas que penso em desistir pq ela está muito irritada mas estamos tentando tomara que dê certo

  5. Viviane comentou:

    Olá, convenci minha filha de 3 anos e 1 mês, a jogar a mamadeira no lixo, e ficou td empolgada, pois fiz uma “festa” com ela falei que ela já estava grande… ela ficou mt feliz e pensativa com os olhos cheios de lágrimas, que dó meu Deus. Mas aí incentivei ela, ligamos pra Vó, Vô, Tia… pra contar que ela iria tomar leite, suco no copinho e ela td feliz… só que quando foi a hora de tomar no copinho ela ñ aceitou, disse que ñ gostou do leite no copo…eu tirei de uma vez ñ fiz aquele processo de adaptação… enfim estamos no 3 dia ela ñ quer tomar mais leite de dia. Só tomou pra dormir (ela mamava o dia td ) enrola um pouco mas toma, e hoje no terceiro dia ela me disse que queria tanto o mama dela ??? tenho dó, mas acho que é melhor eu continuar firme pois se eu der a mamadeira ela vai querer mamar o dia td de novo e vai querer suco, água td na mamadeira, fora que ela acordava 3 x de madrugada pedindo mama e nesses 2 dias ela me pediu so no primeiro dia, mas acho q ela se lembrou que jogamos o Mama fora e pediu um copo de água, na segunda noite ñ acordou… tenho medo de estar fazendo mal pra ela tirando assim de uma vez, mas ela está bem só fala q queria o mama, ñ está fazendo birras, chorando pelo mama, está tranquilo lidar por enquanto… Continuo assim ou tento dar a mamadeira só de manhã e a noite??

  6. Mari comentou:

    Olá meu Filho tem 4 anos toma leite no copinho desde os 2, só que o copo é aquele que tem furinhos,pode ser ou devo dar normal na xícara
    ?

  7. Renata comentou:

    Meu filho mamou no peito até 1 ano e assim como não gostou de chupeta não ficou amando mamadeira. Eu encasquetava com bico de mamadeira por mais que esterilizasse – fungos fazem muito mal pra saúde. Tem que lavar muito bem a mamadeira e esterilizar o bico logo após o consumo e deixar secar bem. Daí ele foi direto pro copo com furinhos (durinhos mesmo, ele gostou porque era guloso e o líquido saía fácil). Não teve problemas.

  8. Andreia Balan comentou:

    Vou usar como orientacoes a mae. Interessante!!!!

  9. Andreia Balan comentou:

    Vou usar como orientacoes a mae. Interessante!!!!
    Achei legal, as vezes e dificil ficar so na fala. Tem que comprovar. Ate imprimi.