Um passeio pelo Polo de Ecoturismo de São Paulo

Categoria: + Sudeste

Você já ouviu falar do Polo de Ecoturismo de São Paulo? Atuando em passeios no extremo sul do município, os roteiros incluem Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé – regiões desconhecidas para uma parte dos paulistanos.

Passeio de barco na represa de Guarapiranga Catia Noronha

Eu estive em um dos tours do Polo de Ecoturismo em Parelheiros e fiquei impactada com a grandiosidade e beleza do patrimônio ecológico bem no quintal da nossa cidade! 

Parelheiros é a maior reserva ecológica do município de São Paulo e confesso que não tinha essa noção. 

O passeio foi a convite da SPTuris, empresa oficial de turismo e eventos de São Paulo, aos blogs da ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem), da qual faço parte.

polo de ecoturismo sao paulo

Mas esse tour não é exclusivo: qualquer pessoa pode fazer! O #VaideRoteiro é um serviço da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo que leva o visitante para os passeios do Polo de Ecoturismo de São Paulo, sempre com um roteiro diferente a cada sábado e domingo. 

É gratuito e inclui transfer de ida e volta, seguro e guias especializados que sabem tudo sobre a região, deixando o tour ainda mais legal e divertido! É cobrado apenas a entrada nas atrações e/ou refeições. Os ingressos devem ser retirados no site do Sympla

Nosso roteiro em Parelheiros:

  • Passeio de Barco na Represa de Guarapiranga
  • Casa da Girafa
  • Sítio Planta Feliz
  • Parque Municipal Jaceguava
  • Centro Paulus

Nosso dia começou no metrô Vergueiro, em frente ao Centro Cultural São Paulo. Pegamos um micro ônibus com guias credenciados do Vai de Roteiro, serviço coordenado pela SPTuris que realiza o passeio ao Polo de Ecoturismo na cidade.

Em 1 hora já estávamos no Clube de Campo Castelo, às margens da represa de Guarapiranga. De lá, embarcamos com a Vivant SP, agência de experiências de barcos, em um passeio pela represa. 

Passamos por lugares que jamais pensei que existisse, como a Ilha dos Eucaliptos, considerada a maior ilha de São Paulo (e eu que nem sabia que São Paulo tinha uma ilha!), um verdadeiro refúgio para as aves e animais que ali habitam.

A Vivant SP organiza vários tipos de experiências náuticas pela represa de Guarapiranga.

O barco da Vivant SP que nos levou para passear pela represa de Guarapiranga
Ilha dos Eucaliptos, a maior ilha de São Paulo

Depois da travessia, já estávamos em Parelheiros, onde visitamos a Casa da Girafa. O local é uma casa ateliê que respira arte e criatividade. Foi erguida pelas mãos do artista Luiz Cardoso. O charme e o encanto da casa se deve ao reaproveitamento de materiais para a construção, que levou sete anos para ser concluída. Cada cantinho dessa casa é especial ou reserva uma surpresa.

Detalhe da entrada da Casa da Girafa
Interior na Casa da Girafa
E esse banheiro com janelas de vidro da Casa da Girafa?

Seguimos o passeio até o sítio Planta Feliz, que atua na compostagem de resíduos urbanos, atendendo toda a capital paulista. Foi um bate papo muito bacana com a proprietária Marina Sierra, que nos mostrou como é feita a compostagem e qual o caminho que os resíduos orgânicos seguem, do lixo da nossa casa até virar adubo – fazendo por completo o ciclo do alimento. 

A Planta Feliz atende desde domicílios até grandes geradores, como empresas e restaurantes. Além de realizarem a coleta pelos bairros da cidade e depois a compostagem no sítio em Parelheiros, eles também vendem os adubos orgânicos produzidos ali.

Marina Sierra, do sítio Planta Feliz

Continuamos o tour até o Parque Natural Municipal Jaceguava. Lá é proibida a entrada de pets por ter a presença de animais silvestres. 

O Parque Jaceguava foi construído em uma área doada pelo governo de SP como forma de compensação ambiental pela construção do trecho sul do Rodoanel

É possível fazer trilhas auto guiadas pelo parque, que passam por dois biomas: o Cerrado e a Mata Atlântica. A Trilha do Cambará é fácil e tem 500 m; a Trilha do Saci tem cerca de 2 km com nível de dificuldade médio. É importante usar roupas confortáveis e calçado fechado para fazer as trilhas. Dá para levar as crianças e tem até um parquinho construído com madeira de árvores caídas do parque. Também possui banheiros, estacionamento e área para piquenique.

A Trilha do Saci começa com a paisagem de cerrado
Subida ao mirante para a vista da Represa de Guarapiranga
Para entender um pouco a diferença entre um parque urbano (ex. Parque Villa Lobos, Parque do Ibirapuera etc) e um parque natural: o parque natural está localizado em áreas mais remotas do município. O propósito dos parques naturais é a preservação da natureza e proteção de ecossistema, vida selvagem e paisagens naturais. Já um parque urbano pode incluir instalações artificiais, como quadras esportivas, áreas de jogos, jardins projetado, que visa, principalmente recreação, lazer e atividades ao ar livre para residentes urbanos. 

Encerramos o tour com um almoço no Centro Paulus, que abriga um hotel, uma galeria de arte e centro de treinamento. 

Galeria de arte do Centro Paulus com obras de artistas brasileiros

Serviço:

Polo de Ecoturismo de SP

@polodeecoturismo

Vai de Roteiro

https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-polo-de-ecoturismo-de-sao-paulo-2024/2293818

Compartilhe:

Deixe seu comentário!