Descubra o paraíso de Garopaba com crianças: diversão e aventura em um roteiro imperdível!
Fomos conhecer com as crianças um dos picos do surf mais importantes do Brasil: Garopaba, litoral sul de Santa Catarina (mas não fomos surfar, não).
Será que seria uma roubada ir com crianças para Garopaba? Será que meus filhos conseguiriam aproveitar as praias com tantas ondas? Essas foram algumas das perguntas que me fiz antes de viajar. Bem, as fotos ao longo desse texto falam por si só! 🙂
Como chegar em Garopaba
Somos de São Paulo e voamos até Florianópolis. O voo é super curto, apenas 1h. Contei toda a nossa experiência sobre viajar de avião durante a pandemia aqui no blog – desde o kit higiene que levamos, até o embarque e desembarque.
Chegando no aeroporto de Florianópolis, fomos direto para a área de aluguel de carros. Fiz a reserva de carro com antecedência pelo rentcars.com, plataforma que reúne as principais locadoras de veículos.
Importantíssimo dizer que bendito foi o planejamento de alugar o carro antes de viajar, pois neste dia nenhuma locadora do aeroporto tinha carros disponíveis para os turistas sem reserva prévia. E olha que em meia hora eu vi pelo menos 4 grupos de pessoas recebendo a negativa!!
Pegamos nosso carro rumo à Garopaba pela BR 101. Estrada dupla e muito bem sinalizada. A viagem de carro levou cerca de 1h30.
E aí chegamos naquele que seria o nosso refúgio pelos próximos 5 dias. Foi a nossa primeira experiência em estadia em uma casa alugada e não poderia ter estreia melhor! Que-casa!! A nossa hospedagem foi tão especial que valeu um post só sobre ela!
Confira algumas opções de hospedagem em Garopaba pelo booking.com e faça a sua reserva
A viagem foi feita em outubro de 2020 e, embora estivéssemos em um momento de flexibilização de muitas cidades, nossa atenção foi redobrada em relação aos protocolos sanitários em combate ao coronavírus.
Praias em Garopaba com crianças
As praias mais conhecidas de Garopaba e arredores são: Silveira, Ferrugem, Siriú, Barrinha, Vigia, Ouvidor, Vermelha, Rosa e Ibiraquera. Mas só fomos no Silveira e Ferrugem.
Nos hospedamos muito próximos à Praia do Silveira, uma das praias mais procuradas pelos surfistas – inclusive sedia campeonatos de surf há anos. Portanto, uma praia de ondas fortes, que demanda muito cuidado, sobretudo com as crianças. Dica: fique no canto direito, onde desagua um rio, excelente para quem está com pequenos.
Não tem estrutura, então leve lanchinhos e água. A paisagem é maravilhosa, cercada de montanhas e mata nativa. Dá para subir no alto de um morro para observar os surfistas pegando onda.
Esse mesmo costão serve como campo de observação para avistar as baleias francas, que aparecem nas praias dos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna entre julho e novembro. Para quem se interessa pelo turismo de observação, existe a Rota da Baleia Franca, um projeto que atua na região fomentando o turismo local.
Assista ao vídeo que fiz de surf na Praia do Silveira:
Também com ondas e muito procurada pelos surfistas, a Praia da Ferrugem foi um lugar que vimos famílias com crianças pequenas. Ficamos no canto esquerdo da praia, perto de um costão de pedras e do Bar do Zado, um dos poucos restaurantes/ bares desta praia – senão o único.
Do lado direito de praia tem o mirante em um morro que separa a Ferrugem da Praia da Barra (também chamada de Barrinha). Por sinal, a praia vizinha atrai pais com crianças por conta da lagoa que forma piscinas naturais de água doce.
Em nossa visita à Garopaba ficou faltando conhecer as Dunas do Siriú, onde é possível se divertir com as crianças alugando pranchas para descer as dunas.
Onde comer em Garopaba
Das dicas que recebi no Instagram, uma das unanimidades era conhecer o Zanoni, restaurante tradicional de Garopaba. Optamos por não comer no salão e levamos a comida para a casa (take away). No restante dos dias fizemos todas as refeições em casa, uma vez que pelo anfitrião da nossa casa do Airbnb era possível contratar uma cozinheira.
Veja também:
Confira algumas opções de hospedagem em Garopaba pelo booking.com e faça a sua reserva
Leia também: Roteiro rápido em Florianópolis com crianças