Em outubro fizemos uma viagem para Florianópolis e Garopaba e neste post vou compartilhar a nossa experiência em viajar de avião na pandemia: se achei seguro, se ficamos vulneráveis, o que levar na mala de mão, etc.
Antes de marcar as passagens de avião, já tinha lido bastante a respeito do baixo risco de exposição ao vírus em um voo. De acordo com estudo da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), o índice de contaminação em uma aeronave foi de 1 em cada 27 milhões de viajantes.
Nós fomos pela Gol e dentro do avião, a experiência foi assim:
- Todas as aeronaves são equipadas com filtro de ar HEPA, que retém 99,9% de vírus e bactérias, renovando o ar a cada três minutos. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras.
- Em voos nacionais com menos de 3 horas de duração (pelo menos via Gol) não tem mais o serviço de bordo (se quiser água, é preciso chamar o comissário) e no desembarque você recebe snacks em embalagem industrializada já higienizados (mas higienizei novamente).
- Pelos novos protocolos, a cada parada as aeronaves também recebem uma limpeza mais criteriosa, inclusive das poltronas (ainda assim trouxe meu lenço umedecido em álcool 70% para fazer uma “faxininha” nos encostos, bandejas, cintos e tudo o que a gente acaba encostando)
- E atenção, é PROIBIDO levar álcool LÍQUIDO! Levei tubinho pequeno de álcool gel na mão e na bagagem despachada levei aquele pote maior de 500ml para recarregar durante a viagem.
Veja no final desta matéria um guia que fiz com o link dos produtos do kit higiene que levei no avião!
Mas tenha em mente que com todos esses cuidados e novos protocolos, antes de entrar no avião você passa pelo saguão, vai no balcão despachar a bagagem, vai ao banheiro, coloca seus pertences na bandeja do raio x, pega as bagagens da esteira… ou seja… em momento algum é tranquilo! Meu álcool gel ficou a tiracolo o tempo inteiro (e também há dispensers espalhados pelo aeroporto).
- Tanto na ida quando na volta, tomamos banho e trocamos de roupa assim que chegamos em casa.
- Na volta, banho de Lysol na bagagem, mochilas e calçados antes de colocá-los para dentro de casa
- Antes de ir: não foi bem uma medida de prevenção para si, e sim um cuidado com o próximo – nós fizemos o teste PCR dois dias antes de chegar em Garopaba para ter a certeza que não estávamos carregando o vírus assintomáticos.
É tenso sim, como o momento exige! Não existe nenhuma situação em que a gente esteja 100% protegido, então é aquela história de gerenciamento de riscos!
E você, já viajou ou já sente seguro para viajar de avião?
Guia de compras kit higiene para levar no avião:
Máscaras: No nosso vôo eu preferi usar as máscaras de tecido anti-virais da Malwee, que são feitas de tripla camada e ainda com proteção anti-viral e anti-fungos.
Leve máscaras extras, sempre pensando no tempo de voo. As máscaras não podem ficar úmidas, é importante trocá-las. Além das máscaras de tecido também levei uma boa quantidade de máscaras descartáveis, uma vez que em nossa viagem eu ficaria impossibilitada de lavar as máscaras de tecido. Álcool gel: não importa se o aeroporto tem álcool gel espalhado em pontos estratégicos. É importante sim você ter o seu próprio recipiente de álcool gel para estar disponível a qualquer momento! Lenços umedecidos: também levei lenços umedecidos em álcool 70% para poder passar nas bandejas do assento do avião (lugar que as crianças inevitavelmente mexem) e onde mais o seu radar apitar! Face shield: comprei o face shield infantil para as crianças usarem dentro do avião e assim evitar levarem às mãos aos olhos, oferecendo uma proteção maior ainda. O face shield não substitui a máscara! Porém, não conseguimos usar, porque acabou sendo mais um trambolho do que de fato ajudar. Lysol - sou super fã dos produtos da Lysol e uso bastante em casa para desinfetar objetos e equipamentos. Como contei acima, passei Lysol spray em nossa bagagem quando chegamos em casa do aeroporto. Pena que ainda não trouxeram a versão poket/ travel para a gente carregar na bolsa! Ajudaria muito até na hora de levar as crianças no banheiro. Protetor de assento - e por falar em levar as crianças no banheiro, achei esse protetor de assento ótimo para usar em banheiros públicos, como no aeroporto, por exemplo! Ele é descartável e tem um tamanho maior, protegendo o contato não só do assento como da parte inferior da bacia, conforme mostra a foto.
Leia também: Turismo de isolamento: retiro office na quarentena