Localizada em Minas Gerais, Diamantina é uma charmosa cidade histórica que oferece um mergulho no Brasil colonial.

Suas ruas de pedra, casarões preservados e um clima acolhedor são um convite para famílias que buscam uma experiência diferente. Mas como explorar a riqueza histórica de Diamantina com crianças? Preparei este mini guia para ajudar você a aproveitar ao máximo Diamantina com a família!
Por que Diamantina é perfeita para turismo em família?
- Patrimônio histórico e cultural: Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto. Explorar isso com crianças pode ser uma aula de história viva.
- Clima de tranquilidade: Diferente de cidades maiores, Diamantina tem um ritmo mais calmo, perfeito para passeios em família.
- Atividades interativas: Muitas atrações históricas oferecem uma abordagem lúdica, que pode despertar o interesse dos pequenos.
Como chegar em Diamantina?
A distância de Belo Horizonte a Diamantina é de cerca de 300 km. A rota mais comum e rápida é pela BR-040 em direção a Sete Lagoas e Curvelo, depois pegar a BR-135 até Diamantina. O trajeto total leva aproximadamente 4h30 de viagem de carro.
Uma das principais empresas de ônibus que operam o trajeto entre Belo Horizonte e Diamantina é a Viação Pássaro Verde.
Quando ir a Diamantina?
Como todo destino nacional, você pode visitar em qualquer período do ano, mas é preciso se atentar a certos períodos para tentar desviar de chuvas.
Os meses de abril a outubro costumam ter a melhor temperatura para fazer a viagem para Diamantina, quando o tempo está mais seco e com menos chances de chuva. Os meses mais chuvosos na cidade são de novembro e março.
No período do inverno, que vai de junho a setembro, o tempo costuma ser bastante ensolarado com um céu azul e bem frio durante a noite. Outro período bem badalado na cidade é durante o Carnaval, um dos mais disputados de Minas Gerais.
Principais atrações históricas e culturais em Diamantina para famílias
Diamantina é uma das cidades históricas mais emblemáticas de Minas Gerais, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Durante o século XVIII, a cidade foi um dos polos da exploração de diamantes, cuja riqueza moldou sua arquitetura e cultura.
Além disso, Diamantina é berço de personalidades como Chica da Silva, símbolo da ascensão social em tempos coloniais, e Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil, o que enriquece ainda mais sua relevância histórica.
Centro Histórico de Diamantina
O centro histórico é um exemplo notável da arquitetura colonial portuguesa, com ruas de pedra e casarões bem preservados. É o coração da cidade e abriga várias atrações.
Ecoturismo em Diamantina
Prepare o tênis de caminhada, pois além de passeios históricos e culturais, Diamantina oferece atrações de ecoturismo, com muita beleza natural.
Parque Estadual do Biribiri, que abriga a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais; Gruta do Salitre e Parque Estadual do Pico do Itambé são alguns dos passeios de aventura em Diamantina.
Hotéis em Diamantina
Agora que você já sabe o que fazer em Diamantina e aproveitar o máximo da cidade, conheça alguns hotéis na região.
Pousada Pouso da Chica
Uma graciosa pousada, que tem o estilo colonial, buscando remeter aos casarões do século XVIII e XIX. Você se sentirá em uma viagem no tempo ao escolher a Pousada Pouso da Chica, mas sem perder o conforto e modernidade, já que a pousada dispõe de WIFI gratuito.
Confira a disponibilidade do Pouso da Chica
Pousada Garimpo
Localizada a apenas 800 metros do centro da cidade, a Pousada Garimpo tem uma piscina, sauna e um jardim para você e sua família aproveitarem o tempo livre. Por ter uma grande área, é ideal para quem viaja com crianças.