De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), somente em 2018, o preço dos materiais escolares sofreu um aumento médio entre 5% e 8%!
Quem já comprou o material escolar deste ano? Deixe aqui nos comentários a dica de onde você comprou. Valeu à pena?
Como já contei aqui, neste ano meu filho está indo para o 1o ano do ensino fundamental e, consequentemente, tem uma lista de material mais gordinha. Fiz uma pesquisa pela internet nas seguintes lojas:
- Americanas.com
- Gimba (li que os preços eram ótimos, mas metade do que procurei estava esgotado já);
- Kalunga;
- WalMart
No Instagram do blog pedi dicas de papelarias e lojas para compra de material escolar! Confira lá aonde as mães estão indo comprar!
Na minha pesquisa achei difícil achar uma loja mais barata em tudo… Por exemplo, na loja X o bastão de cola era mais barato, mas na loja Y o estojo de canetinha valia mais a pena. Isso quando o material não estava em falta. Aí fica difícil, né?
Para ajudar a economizar, a Associação de consumidores PROTESTE recomenda que a gente verifique se há produtos que podem ser reaproveitados do ano anterior. Mas acho que essa recomendação não serve muito para quem vem da educação infantil, onde quase todos os itens são de papelaria coletiva. Eu fiz essa checagem e o único produto que vou reaproveitar do ano passado é uma tesoura sem ponta :/, além das mochilas e lancheiras.
Outra dica que a PROTESTE dá é de verificar com a escola quais são os períodos de utilização dos materiais solicitados na lista, dando a opção de fracionar a compra (e assim diminuir as contas no começo do semestre).
Realizar o pagamento à vista ou em pequenas parcelas também é recomendando. Desta forma, você não fica comprometida o ano inteiro com dívidas.
Quanto às práticas abusivas, bom saber:
- A instituição de ensino não pode solicitar a compra de materiais que sejam de uso coletivo, usados na área de higiene ou limpeza, como*:
1. Canetas para lousa;
2. Carimbo;
3. Álcool hidrogenado;
4. Giz branco ou colorido;
5. Grampeador;
6. Grampos para grampeador;
7. Ploto para quadro branco;
8. Papel higiênico;
9. Algodão;
10. Flanela
* lista publicada no site da PROTESTE
- Outra pratica abusiva é o ato de determinar em qual estabelecimento comercial a compra deverá ser realizada ou determinar marcas.
Você tem alguma dica especial para a compra do material escolar? Deixe a sua dica aqui nos comentários!