Dicas para o desfralde noturno

Categoria: Comportamento

Acabamos de passar pelo desfralde noturno!

Foto: pexels.com
Foto: pexels.com

É oficial, não temos mais resquícios de bebês em casa… já se foram as chupetas, as mamadeiras e agora, finalmente, posso dizer que acabou a época das fraldas!

O desfralde da Alice durante o dia já havia sido concluído há bastante tempo, mas ela continuava usando fralda à noite.

Nunca tive a menor pressa em tirar a fralda da noite. Aliás, sempre tratamos como dois processos totalmente distintos. Portanto, enquanto trabalhávamos no desfralde do dia, nem passava pela nossa cabeça o desfralde da noite. Com o meu filho mais velho foi igual.

Tudo aqui aconteceu de uma forma natural. Depois de alguns bons meses com o desfralde diurno estabilizado, começamos a pensar no momento da retirada da fralda da noite. Aos poucos, ela foi acordando com a fralda seca, mas ainda assim mantive.

Uma coisa que eu sempre fiz questão era de tirar a fralda assim que acordasse. Nada de deixá-la brincando, curtindo uma preguicinha usando fralda. Acordou, era hora de ir pro banheiro, tirar a fralda e fazer xixi.

Também passamos por uma fase de testes, quando ela adormecia à tarde sem estar usando fralda. Nessas sonequinhas à tarde, acontecerem alguns escapes, molhando roupa, lençol, colchão, tudo. Faz parte, não tem jeito!

De vez em quando ela me questionava e falava que não queria mais usar fralda à noite e eu explicava que precisávamos só de mais um pouquinho de tempo, até ela estar preparada, até ela conseguir acordar quando quisesse fazer xixi de madrugada etc. Ela sempre foi muito envolvida por nós no assunto. Ou seja, não se tratava de uma decisão minha e ponto final. Tentava contextualizar para ela sempre que podia.

Também escolhi o inverno passar e esperar o calor para iniciar o desfralde. Não dá para ficar lavando lençol, colchão, mantas etc nos dias de frio, levando 2, 3 dias para secar. Mas iniciar o desfralde noturno no calor também tem outra teoria: é a época que eles suam mais e fazem menos xixi.

Bem, o calor chegou e um dia fomos surpreendidos: enquanto colocava o pijaminha da Alice me dei conta que a fralda havia acabado e eu não tinha mais nenhuma! Não tinha outra opção: vai dormir sem! E apenas avisei: Alice, hoje você vai dormir sem fralda porque a mamãe esqueceu de comprar. Sem pressão nenhuma! E na outra noite, em vez de comprar fraldas, quisemos repetir a façanha. E deu certo de novo. Já faz 1 mês que tiramos a fralda noturna e até hoje nenhum escape. A Alice está com 3 anos e 9 meses. Mas acho que ainda pode acontecer!

Algumas pessoas precisam acordar no meio da madrugada e levar a criança ainda sonâmbula para fazer xixi. Graças a Deus não precisei fazer isso. Porque, gente, já durmo super pouco, se ainda tiver que colocar despertador para levar filho ao banheiro toda noite… ai não rola não. Mas isso é de cada criança. Nunca levei porque não precisei (ufa!).

Quando ela sente vontade, aí sim, acorda chorando e a levo ao banheiro. Apesar de muitos sugerirem para evitar líquidos 2 horas antes de dormir, não faço nenhuma restrição. Ela já não toma leite antes de dormir há um tempo, mas muitas vezes pede suco ou água e eu dou.

Protetores de colchão

Como ainda acho que pode rolar um escape qualquer dia, uso no colchão da Alice um forro de colchão impermeável que era do berço deles (era do Teodoro, depois passou pra Alice. Já lavei algumas vezes na máquina. Ou seja: dura!). O forro é parecido com este, da Alô Bebê:

protetor de colchão impermeavel

Mas existem outros protetores de colchão para desfralde no mercado e que são descartáveis. A Needs, por exemplo, marca da Droga Raia, comercializa o protetor de colchão baby, descartável e absorvente, que também pode ser usado nas cadeirinhas de carro, sofá etc. O tamanho é de 80 x 60 cm.

protetor de colchão descartavel needs

Também conheço o protetor da marca Baby & Me, no tamanho 70 x 60 cm, descartável e absorvente.

desfralde baby me

Já vi gente recomendar usar tapetinho higiênico de cachorro para usar colchão hahaha Acho desnecessário, sendo que existe o produto para humanos rs. Na falta do protetor para as crianças, vale procurar nas farmácias protetores descartáveis de colchão geriátrico, pois têm a mesma finalidade.

Xixi no colchão no meio da noite, e agora?

E quando você não usou o protetor e aconteceu um incidente? Ter sempre lençóis reserva é necessário, assim como uma mantinha reserva! Para limpar o colchão, a sugestão é colocar jornal em cima da parte molhada para absorver. Eu passo um pano embebido em álcool e depois água oxigenada 10 volumes para tirar o cheiro do xixi. Também gosto de deixar o colchão no sol ou tomando um ar na lavanderia/ quintal.

Xixi na cama depois dos 5 anos

Se você achar que seu filho ou filha já passou da idade do desfralde noturno, vocês já fizeram diversas tentativas e está muito difícil, vale a pena conversar com um especialista. Existe um distúrbio chamado enurese noturna, caracterizado pela perda involuntária de urina durante o sono após os 5 anos. A enurese noturna atinge 15% das crianças acima de 5 anos e tem diversas causas, entre eles a genética. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 44% das crianças cujo um dos pais teve enurese e 77% daquelas que ambos os pais tiveram enurese terão o problema.

Cada família, uma experiência

Gente, esse post serviu para contar como foi o desfralde noturno aqui em casa e passar as dicas que serviram com a gente. Mas tenham em mente que cada família tem o seu tempo, suas facilidades e suas dificuldades. Nada pode ser considerado como uma regra. Mas é importante: ter paciência (novidade, né?! Rs) e não brigar ou penalizar a criança quando rolar um xixi na cama.

Para quem ainda está no processo do desfralde diurno, tem dois posts bem interessantes aqui no blog que leva a assinatura da psicóloga Joana Petrili, que trabalha há 15 anos com crianças e adultos em psicoterapia:

>> Desfralde: seu filho está pronto?

>> Desfralde parte 2: livros que podem ajudar a família

Deixe seu comentário!