Gramado, na Serra Gaúcha, é uma cidade muito acolhedora e foi uma das viagens mais legais que já fiz com as crianças. Confiram o roteiro completo que fizemos, desde dicas de hotéis, restaurantes até os melhores passeios!
Sem dúvidas, Gramado foi uma das melhores viagens que já fiz em família e totalmente kids friendly! Eu fui embora da cidade afirmando que queria morar lá…
Como chegar em Gramado
Partimos de São Paulo e chegamos em Porto Alegre. É uma viagem super rápida, de apenas 1h30 de São Paulo.
Antes de viajar, alugamos um carro pela rentcars.com com cadeirinhas e partimos rumo à Gramado pela BR 116. Na estrada foi bem tranquilo, sem trânsito, pois era dia de semana. O trajeto leva em torno de 1h45.
Você também pode contratar Transfer entre o aeroporto de Porto Alegre ou Caxias do Sul até Gramado e Canela pela Broker Turismo. Clique aqui para conferir o transfer. Use o meu cupom de desconto “CATIA” neste link.
Onde ficar em Gramado
Ficamos no hotel Laghetto Allegro Gramado, da Borges de Medeiros.
A Borges de Medeiros é avenida principal da cidade, então conseguimos fazer vários passeios à pé mesmo.
O hotel Laghetto que ficamos era super aconchegante, com uma belíssima vista, super bem localizado, quentinho e com café da manhã bem servido 🙂 Possui uma brinquedoteca bacana, piscina aquecida, copa baby e outras amenidades que nos fazem sentir bem acomodados!
A gente passava o dia inteiro fora, passeando. Só que com criança pequena não dá para exagerar muito, senão eles ficam esgotados, né? Após os passeios, voltávamos para o hotel entre 16h e 17h, e íamos para a piscina aquecida do hotel. Dava um relax nadando e as crianças se divertiam bastante! Depois, banho, uma sonequinha, e passeio noturno para jantar.
Inclusive, você vai perceber que a bandeira Laghetto é bem forte na região. São 11 hotéis apenas na Serra Gaúcha.
Pelo Booking.com você pode fazer a reserva de hotéis em Gramado. Além do Laghetto que ficamos, fiz uma seleção de hospedagens legais para ir com crianças! É só clicar em cima do nome do hotel:
Wish Serrano Resort & Convention Wyndham Gramado Termas Resort & Spa Hotel Casa da Montanha Hotel Alpestre Laghetto Stilo Borges Sky Borges Hotel Alpenhaus Laghetto Siena Gramado Laghetto Pedras Altas Mundo Criamigos Hotel
Leia também: Mundo Criamigos Hotel: o novo paraíso infantil em Gramado
O que fazer em Gramado
Vou contar aqui os passeios que fizemos, que são os mais clássicos de Gramado e Canela. mas tinha muito mais lugar para conhecer. Não vou colocar valores de ingressos, pois os preços podem mudar . Então, na hora de programar a viagem, visite o site das atrações para se informar sobre valores.
Primeiro dia em Gramado, foi de reconhecimento: saímos à pé para conhecer a região (com um friiiiio de rachar). Tudo nessa cidade era lindo e fofo! Olhem esse Relógio Cuco gigante, da loja BlackForest… você coloca uma moeda e ele faz a graça. Meus filhos adoraram e você pode tirar fotos lindas em frente ao relógio. Ele fica Av Rua Borges de Medeiros, 2406.
Lojas de chocolate é o que não faltam nas ruas de Gramado… Para uma chocólatra, como eu, é o verdadeiro paraíso! Me esbaldei no chocolate até o último minuto de Gramado! Lojas das fábricas Lugano e Caracol estão por todo o canto da cidade, além de lojas menores.
Mundo de Chocolate
Um misto de museu, loja e café, o Mundo de Chocolate, da fábrica de chocolates Lugano, oferece um passeio guiado para ver de perto (ver, hein!) cerca de 200 peças feitas só de…chocolate, claro! São réplicas de monumentos famosos, como o Cristo Redentor, a Torre Eiffel, a Casa Branca, além de estátuas, objetos e até um rio de chocolate! No final do passeio você saboreia um copinho de chocolate delicioso! A visita termina em uma loja de chocolates Lugano com muitas opções!
Av. Borges de Medeiros, 2497
facebook.com/mundodechocolatelugano
Parque Terra Mágica Florybal (Canela)
Fica no caminho para a cidade vizinha Canela e.. ops, também pertence a uma fábrica de chocolates, a Florybal (hehe). O parque tem diversas atrações e as crianças ficam admiradas!
Tudo começa pelos chocolates…entramos no parque através de uma caverna escura, como se fosse uma mina de chocolate! Depois o passeio segue, já a céu aberto, em um caminho que passa por diversos cenários, como a floresta mágica, o mundo animal, os primatas, a aldeia dos índios, até chegar no Território dos Dinossauro, nosso principal objetivo.
São réplicas de dinossauros que se movem e emitem sons, produzidas em tamanho natural. Para os maiores, tem o vôo do pterodáctilo, uma espécie de teleférico. O Teodoro estava com 3 anos e já adorava dinossauros…ele amou o parque!
Também tem Cinema 7D, simulador de montanha russa e tobogã. Na hora de ir embora, passamos no Castelo Medieval, onde tem um restaurante e um playground bem completo, com brinquedão, trenzinho e brinquedos eletrônicos. Foi um passeio que valeu muito à pena! Dica: para os menores, leve o carrinho, pois o parque é grande. Se cansar as pernas, pegue carona no Dino Móvel, que faz um bom percurso do parque até bem pertinho da entrada/ saída.
Estrada RS 466 km 05, 1630 Canela
facebook.com/terramagicaflorybal
www.parqueterramagicaflorybal.com.br
Clique para comprar seu ingresso para o Florybal antecipadamente pelo HURB
Parque do Caracol (Canela)
Um dos cartões-postais de Canela é a Cascata do Caracol. Tivemos sorte, pois o dia estava lindo e ensolarado! É possível contemplar a vista da Cascata pelo Parque do Caracol e pelos Bondinhos Aéreos. Fomos nos Bondinhos Aéreos Parques da Serra (no trajeto haverão placas indicativas).
Chegamos na bilheteria de manhã, por volta das 10h, e nos deparamos com uma fila de mais ou menos 1h30. Já viu, né, com duas crianças pequenas tivemos que nos virar pra mantê-las entretidas na fila. Mas valeu à pena o passeio!
Primeiro os bondinhos sobem, vão para a Estação Animal, onde tem o espaço “Esculturas que Cantam”. São esculturas em madeira que reproduzem o som dos animais conforme o visitante toca a peça com um bastão de madeira. Achei bem legal, uma experiência divertida para as crianças, pois o visitante é convidado a interagir com as peças – e é isso que as crianças mais gostam, né, mexer, tocar, ouvir, interagir!
Depois voltamos para o bondinho (como o pessoal dispersa, não tem tanta fila na volta) e fizemos o caminho inverso, passando batido pela Estação Central (por onde entramos), até a Estação Cascata. A descida tem uma vista incrível, prepare a câmera fotográfica! Chegando na Estação Cascata tem um mirante belíssimo para a Cascata do Caracol!
Tem um fotógrafo do espaço, que tira retratos do melhor ângulo da Cascata para você comprar ali mesmo, no quiosque do lado. Ah, eu comprei, foi uma recordação linda!
Depois desse passeio, fomos para a cidade, pois já passava da hora do almoço.
Aldeia do Papai Noel (Gramado)
A Aldeia do Papai Noel fica aberta o ano inteiro. Fica no Parque Knorr, criado em 1940, e tem uma vista linda do Vale do Quilombo. Logo na entrada tem um Papai Noel recepcionando as crianças. Depois tem um espaço com neve artificial caindo, muito fofo!
Andamos no Trenó Voador (pago à parte) e visitamos a Casa do Papai Noel, lindíssima, por sinal, construída em 1940, com decoração em estilo bávaro. Lá tem outro Papai Noel e foi com ele que meu filho deixou a chupeta, dizendo que não queria mais. O Papai Noel fingiu que jogou fora e me devolveu (hihi Papai Noel gente boa). Cinco minutos depois meu filho pediu de volta Hahahah (leia sobre como ele largou a chupeta, meses depois, neste outro post).
Também vimos a Fábrica de Brinquedos, onde tem um trenzinho para as crianças e o mirante, com uma vista de arrasar. Um lugar que eu me encantei em conhecer foi o Alojamento do Papai Noel! É uma instalação, um grande quarto, na verdade, toda bonitinha, toda natalina, que abriga os Papais Noéis que trabalham nos eventos da Aldeia. Ah, e também tem as Renas do Papai Noel. Sim, as renas do Papai Noel, de verdade. Saí de lá quase acreditando do Papai Noel rs.
Rua Bela Vista, 353 Centro
Gramado, RS 95670 000
http://www.papainoel.com/
Rua Coberta
No centro de Gramado, a Rua Coberta é um dos pontos turísticos da cidade, além de ser um abrigo para os dias chuvosas, pois tem um telhado de vidro ;). Tem vários restaurantes, bares e lojinhas. Não tem como não ir!
Mini Mundo (Gramado)
Um destino clássico da cidade e bem impressionante! É uma cidade em miniatura, com réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo, baseadas em projetos originais.
Além das réplicas em miniatura, o mais fabuloso é que é, literalmente, um mundo à parte, como se existisse vida, com acontecimentos!! Lá existem milhares de mini habitantes, 24 vezes menos que a realidade.
O mais interessante é que você recebe um jornalzinho com os principais acontecimentos dos lugares dentro do mini mundo. São situações que acontecem com os bonequinhos. Por exemplo, no jornalzinho está anunciado que houve um incêndio no prédio. E aí você o carro de bombeiros chegando e apagando o “mini incêndio”. Por isso em alguns cantos têm pessoas aglomeradas, elas estão assistindo a algum acontecimento. É fantástico, tem que ir!!
Rua Horácio Cardoso, 291
http://www.minimundo.com.br/
O Reino do Chocolate
Da fábrica de chocolates Caracol, o Reino do Chocolate é primeiro espaço temático da cidade. O passeio conta com diversos cenários, que conta a história e curiosidades do chocolate através dos tempos. Lá também tem o maior coelho de chocolate do mundo, pesando 1.640 quilos e com 2,95 m de altura! O passeio termina em uma deliciosa cafeteria com uma vista maravilhosa. Não deixe de tomar uma xícara de chocolate quente nas poltronas em forma de xícaras (rs). E antes de ir embora, ainda dá para passar na lojinha, com muuuitas opções de chocolates, presentes e lembranças. Acho que foi a loja que eu mais comprei chocolate!
Avenida das Hortênsias, 5382
http://oreinodochocolate.com.br/
Le Jardin
É um passeio que não tem nada a ver com crianças, mas ainda assim elas aproveitam, pois o Parque de Lavanda é um sítio com um jardim extenso e lindo… para os pequenos, basta a liberdade de correrem e caírem na grama 😉 Fica há cerca de 15 minutos da cidade. Não peguei a floração das lavandas, que ocorre entre outubro a dezembro. Dizem que é linda a plantação de lavanda. Mas mesmo assim deu para aproveitar o jardim com outras flores… um espaço tão lindo, que transmite uma paz, uma tranquilidade! Lá dentro também tem uma lojinha temática, inspirada na lavanda, com produtos feitos a partir do óleo essencial da flor. Óbviamente eu trouxe alguns produtinhos para casa com cheirinho de lavanda!
Esse foi o nosso último passeio em Gramado. Mas te digo que tinha muito mais lugares para conhecer! Não fomos no Museu de Cera, no Mundo à vapor, no Gramado Zoo, no Snowland e no Alpen Park, passeios que são bem recomendados para famílias com crianças. Mas a gente tinha que ir embora, uma grande pena mesmo! Juro para vocês que fui embora de Gramado querendo morar lá (rs).
É um destino que com certeza irei voltar!
E para me despedir, já com as malas no carro, tive que dar a última passadinha em uma loja de chocolates!! Ai, que saudades!!
Organize sua viagem Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com Para passagens aéreas, recomendo o Passagens Promo Para ingressos de tours e atrações turísticas, recomendo a Civitatis Para seguro viagem, recomendo o Seguros Promo A cada reserva feita por esses links, ganho uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter este blog
Leia também:
Boa noite! Adorei seu blog! Muito bom saber dessas informações, pois pretendo ir para gramado na ultima semana de julho desse ano com meus dois filhos um de 7 e outra de 3 anos. Gostaria de saber a temperatura e se vcs passaram muito frio, que tipo de roupas levar para crianças. Muito obrigada!
Oi Simone, tudo bem? Que bom que gostou do meu blog, fico muito feliz! 🙂 Fomos em julho e estava bem frio sim. Levamos aquelas blusas térmicas para usar por baixo da roupa, além de casacos mais pesados de frio. Luvas e gorros também fazem a diferença!! Bjos e ótima viagem, tenho certeza que vocês vão aproveitar muito!
Olá Cátia, bom dia!
Estou planejando nossa ida a Gramado e Canela com as crianças, 3 e 5 anos, duas meninas. Vou pesquisar a sua sugestão de hotel e queria saber duas coisas:
– quanto tempo de viagem de carro de prorto alegre a gramado?
– quantos dias de viagem no total? para as duas cidades?
Muito obrigada!
Oi Priscila! Ai que delícia ir para Gramado!! 🙂 Respondendo suas perguntas:
1. Dá mais ou menos 2 horas de estrada
2. Fiquei o tempo todo em Gramado… Canela é muito pertinho, tipo 20 minutos. Ficamos 4 noites em Gramado, mas poderia ficar mais tempo, pois tinha muito mais lugar para conhecer e que não deu tempo de ir!
Boa viagem e aproveitem muito!!
Super obg! O hotel q vc indicou não tem mais vaga ?
Mas tem no Serra Azul. O q acha?
Oi Priscila! Eu não conheço o hotel, mas as avaliações pelo TripAdvisor estão super boas, você já viu? A localização é ótima, bem no centrinho! Procurei no TripAdvisor, o link é esse: https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303536-d1045160-Reviews-Hotel_Serra_Azul-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html
Eu sou do Rio Grande do Sul e realmente Gramado,Canela e Nova Petrópolis precisam ser visitaras variassss vezes pela quantidade de lugares para se visitar.Vou dar a dica: Vá no parque Snowland
Boa dica! Queria muito ter ido no Snowland, mas a caçula não podia entrar 🙁 Mas é um destino que vou voltar com certeza, eu amei de paixão!!