E o sono das crianças, não vai bem? Cuidado, isso merece sua atenção!

Categoria: Comportamento

Sei que esse post não servirá para todas as mães (e sorte a sua caso não sirva)… quero falar aqui com pais e mães de crianças que ainda não têm uma noite de sono tranquila. Bom, antes de mais nada: #tamojunto

crianças que não dormem direito
Crianças que não dormem direito têm mais propensão à hiperatividade. Photo via VisualHunt.com

Meu filho tem 4 anos e conto nos dedos as vezes que ele dormiu a noite inteira. É muito comum ele acordar de madrugada e me chamar ou ficar muito agitado se remexendo na cama, e até ranger os dentes enquanto dorme. Dá uma aflição horrível, parece que ele está quebrando seus dentinhos. Ainda não procurei um dentista para conversar sobre isso, mas já está na minha listinha de preocupações (rs).

Um parêntese: já tentei diversos florais e nada! Quando o Teodoro era bebê, estava passeando com ele na rua e sem querer ouvi uma outra mãe contando para uma amiga sobre a maravilha de um floral que ela tinha descoberto e que seu filho agora dormia a noite inteira. Não pensei 2 vezes: interrompi a conversa, me desculpei pela intromissão e pedi o nome do tal floral. Fui atrás, mas obviamente não adiantou nada :/

Mas voltando aos dias atuais: quando ele tem essas noites mal dormidas, fico morrendo de dó, pois sempre pensei que durante o dia ele poderia ficar cansado exatamente por não ter recarregado suas energias durante a noite. E sabe o pior? Eu sempre estive certa!

“Crianças que não dormem direito tem mais propensão à hiperatividade, obesidade infantil, dificuldade nos relacionamentos, dificuldade de foco e de memória. Além disso o sono de qualidade deixa o sistema imunológico mais forte o que é essencial na idade escolar”, Maternity Coach.

Entrevistei as consultoras da Maternity Coach, serviço de consultoria do sono infantil, para falar sobre as crianças na idade pré-escolar que ainda têm problemas para dormir. As consultoras são certificadas pelo IMPI (Internacional Maternity and Parenting Institute) e pela IABPP (Internacional Academy of Baby Planner Professionals).

Se você está passando por esse momento difícil (porque sei que é difícil mesmo e chato), sinta-se abraçada por mim. Leia essa entrevista que está bem legal! Dá para pegar algumas dicas e aplicar em casa!

Você sabia, por exemplo, que uma alimentação inadequada pode estar atrapalhando o sono do seu filho? E que até falta de sono diurno pode prejudicar o sono da noite? Leiam a entrevista abaixo!

Alguns bebês demoram meses para terem uma noite inteira de sono. Mas algumas crianças demoram anos… é normal uma criança na idade pré-escolar ter sono agitado e ainda acordar durante a noite?
Geralmente a criança tem condições de dormir a noite toda depois dos 6 meses, quando aceitam a alimentação sólida. Em alguns casos como de baixo peso, a criança precisa mamar ainda de madrugada, mas na maioria das vezes, já pode dormir a noite toda. Não é normal uma criança não dormir, aliás, é prejudicial, por isso é necessário descobrir as causas dos despertares. Pode ser stress, muito cansaço, associações erradas de sono, falta ou excesso de sono diurno ou mesmo algum distúrbio de sono, onde a orientação médica é necessária.

rotina para crianças dormirem
Rotina é a palavra chave para um sono tranquilo das crianças. Photo credit: clement127 via Visual Hunt / CC BY-NC-ND

O que podemos fazer para tentar uma noite inteira de sono? O que pode afetar o sono dessas crianças?
A primeira providência é ter rotina. Respeitar os horários da criança e seu sono diurno. É necessária também uma atenção especial para a alimentação. Uma criança que não tem qualidade na alimentação pode despertar mais de noite. Outro aspecto é perceber como esta criança dorme, quais são as associações de sono que ela tem. Ela precisa de ajuda para adormecer ou faz isso sozinha? Se precisar de ajuda, a criança pode necessitar da mesma ajuda de madrugada, quando despertar entre um ciclo de sono e outro e não voltar a dormir.

Essa falta de um sono tranquilo em crianças que não dormem a noite inteira, que acordam chorando ou que rangem os dentes podem ser prejudicadas durante o dia?
A falta de sono pode ser bem prejudicial. Crianças que não dormem direito têm mais propensão à hiperatividade, obesidade infantil, dificuldade nos relacionamentos, dificuldade de foco e de memória. Além disso o sono de qualidade deixa o sistema imunológico mais forte o que é essencial na idade escolar.

sono dos bebês
O ideal é ensinar as crianças a dormirem no primeiro ano de vida. Photo via VisualHunt.com

Em que momento devemos nos preocupar e procurar ajuda?
Com carinho, paciência e persistência, conseguimos ajudar as crianças a terem um sono de qualidade antes dos 12 meses. Sobre a preocupação, se a criança não dorme depois dos 12 meses ou mesmo antes, o ideal é entender a causa da falta de qualidade do sono. Se a criança passar por exames e não for diagnosticado nada de errado com a saúde dela e os despertares forem decorrentes de problemas comportamentais, o ideal é procurar uma consultoria de sono para resolver estes problemas através de algum método de aprendizagem.

O que o exame de polissonografia detecta? É só um médico que pode solicitar?
Sim, só um médico pode solicitar. É um exame que vai diagnosticar possíveis distúrbios de sono. Neste caso, a polissonografia vai ajudar as famílias a saberem se o problema de sono da criança é físico ou comportamental.

Para quem se interessou mais sobre a consultoria do sono infantil, seguem todos os contatos da Maternity Coach. Espero que essas dicas tenham te ajudado a mudar alguns hábitos e prestar atenção no que pode estar prejudicando o sono da criança!

Serviço

Maternity Coach
maternitycoach@maternitycoach. com.br
Skype: maternity coach
Facebook: https://www.facebook.com/ MaternityCoach/
Instagram: @maternitycoach

Deixe seu comentário!