CONHECEMOS A PRAIA DO PAÚBA, LITORAL NORTE DE SP

Férias em Família

Por Cátia Noronha

A Praia do Paúba fica em São Sebastião, litoral norte de SP, a 180 km da capital paulista.

O acesso é feito pela rodovia Rio-Santos (BR-101) e, em 3 horas (levando em consideração a morosidade em sair da capital) já estávamos em Paúba, localizada logo depois de Maresias.

Paúba é um pequeno vilarejo, com uma atmosfera tranquila e muito charmosa. Possui estrutura com alguns poucos hotéis e pousadas, além de mercadinhos pequenos.

A praia é pequena, com 450 m de extensão (eu particularmente amo praias menores).

A nossa principal dúvida era se a Praia do Paúba tinha ondas ou se era uma praia calma. E lá fomos nós ter a nossa própria experiência!

E aí comprovamos que Paúba pode ser uma praia com ondas – que, dependendo do dia e das condições da maré, são fortes - e vira até palco para campeonatos de surf.

Mas Paúba também é uma praia com águas calminhas, com pequenas marolas – o famoso “mar flat“, no jargão do surf.

A paisagem é espetacular, típica do nosso litoral norte, com a vegetação da Mata Atlântica ao redor e águas transparentes. Impossível não se apaixonar!

Existe uma trilha em meio à Serra do Mar que vai até Maresias. O nível de dificuldade é fácil e chega-se à praia vizinha em 30 minutos de caminhada.

Ficamos na ponta direita da praia (que faz divisa com Maresias). Tem quiosques que alugam cadeiras e guarda-sóis, além de servirem petiscos e bebidas. Na ponta esquerda da praia deságua o Rio Paúba.

E você, já conhecia Paúba? Sabia que no blog temos muitas dicas de praias do litoral de SP?

Acesse o blog para saber mais detalhes!