Calor, águas quentinhas e um clima de férias quase que o ano inteiro! Quem é que não gosta de viajar com a família, ainda mais se for para as praias do nordeste brasileiro? Acabei de fazer um roteiro para Maceió e vou contar todo o nosso processo de planejamento de viagem aqui!
A primeira coisa que descobri é que você pode fazer diversos tipos de viagens para o mesmo destino! Pudera, a costa de Alagoas possui 230 km de praias! Tudo depende também de quantos dias você tem disponível.
A nossa viagem será de cinco dias e ficaremos os três primeiros dias em São Miguel dos Milagres e os dois restante em Barra de São Miguel.
Quer alguns exemplos de roteiros possíveis?
Ficar hospedado em resorts
Você pode ir para Maceió e se hospedar em resorts que oferecem um vasto leque de entretenimento e lazer dentro do próprio hotel. Ótimo para quem está com criança pequena, pois os resorts oferecem toda a estrutura necessária.
Eu particularmente acho que o investimento para ficar em um resort só vale a pena se você tirar alguns dias para ficar e aproveitar o hotel. Ou seja, não adianta se hospedar em um resort cheio de entretenimento se a sua ideia é passar o dia fora nas praias.
Resorts em Maceió
Salinas Maceió All Inclusive Resort
Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA
Pratagy Beach All Inclusive Resort
Kenoa Exclusive Beach SPA & Resort (Barra de São Miguel)
Estabelecer uma base em Maceió e fazer passeios pela região
Outra possibilidade é se hospedar em um hotel (e não resort) em Maceió e então aproveitar as praias urbanas (como Ponta Verde) e as praias do litoral sul, como Barra de São Miguel, Praia do Francês e Praia do Gunga, que ficam a menos de 1 hora da capital. Na Praia do Gunga, a dica é subir até o mirante para apreciar a vista estonteante formada pelos coqueirais.
Maceió tem opção de hospedagem para todos os gostos, mas acho que um hotel com piscina faz toda a diferença, não acham?
Ao invés de ficar em Maceió, preferimos ficar no litoral sul, na Barra de São Miguel.
Hotéis em Maceió (todos com piscina)
Village Barra (Barra de São Miguel)
Fazer a Costa dos Corais, o Caribe brasileiro
A Costa dos Corais,no litoral ao norte de Maceió, tem 130 km e é a segunda maior barreira de corais do mundo (a primeira é a Grande Barreira de Corais da Austrália)!! Entre os dez municípios da rota, que ficam no litoral norte, os mais conhecidos são Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e a famosa Maragogi.
Muita gente faz o passeio bate e volta para a Costa dos Corais a partir de Maceió, mas é super corrido e perde-se muito tempo na estrada (o percurso de Maceió até Maragogi leva cerca de 2 horas. Até São Miguel dos Milagres, 1h45).
Para não perder tempo na estrada em um bate e volta e poder aproveitar a região com mais tranquilidade, principalmente por estarmos com crianças, decidimos nos hospedar em São Miguel dos Milagres por 2 noites e então desbravar os municípios e as praias dos arredores.
As pousadas beira mar fazem sucesso em Milagres, mas é bom saber que nem todas aceitam crianças. A nossa pousada é a Angá Hotel, que tem parquinho, piscina, além de ter acesso fácil à Praia Porto de Ruas. Mas na minha pesquisa fiquei encantada por outros hotéis da região, então vou listar as mais bacanas (onde crianças são bem vindas)
Praiagogi Boutique Pousada (em Maragogi)
Passeios de buggy pelas praias e jangada até as piscinas naturais
Existem muitas agências de turismo em Maceió e pesquisando antes de viajar, optei por fazer a reserva de passeios com o hotel que estaremos hospedados. Mas não se esqueça de entrar em contato com o hotel antes da sua viagem e se informar se eles têm essa indicação. Você pode fazer passeio de buggy, passeio de jangada até as piscinas naturais e até passeio de cavalo pelas praias.
Checar a tábua das marés antes de marcar a viagem
O passeio de jangada até as piscinas naturais só acontece na maré baixa. A maré é considerada baixa quando tem entre 0.0m e 0.6m de altura. Você pode checar a tábua de marés aqui: https://www.climatempo.com.br/tabua-de-mares
Alugar carro ou transfer?
Pergunte ao hotel se eles oferecem transfer do aeroporto até o hotel. No nosso caso, um transfer de Maceió para São Miguel dos Milagres e depois para Barra de São Miguel sairia por quase R$ 600. Fora os passeios/ transporte até as outras praias. Por isso preferimos alugar um carro pela RentCars, que saiu metade do preço do transfer.
Organize sua viagem para Maceió
Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com
Para passagens aéreas, recomendo o Vai de Promo
Para aluguel de carro, recomendo o rentcars.com
Para ingressos de tours e atrações turísticas, recomendo a Civitatis
Para seguro viagem, recomendo o Seguros Promo